Nota de Esclarecimento: Retorno da obra do bairro Cohab

A Prefeitura Municipal de Itarana, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, Obras e Serviços Urbanos (SMTOSU), vem, por meio desta nota de esclarecimento, explicar e tornar público os motivos que ocasionaram o atraso na execução da obra de drenagem e pavimentação do bairro Cohab (Contrato n° 079/2020), e também explanar as medidas que serão adotadas.

No decorrer da execução da obra, foi constado, já no final do ano de 2020, a necessidade de refazer o serviço de toda rede de água, a qual se encontrava em situação precária. Nesse sentido, a atual gestão, a fim de solucionar o problema e atender ao pedido dos moradores, procedeu à licitação e posterior à contratação dos serviços da construção da nova rede de distribuição de água potável (Contrato nº 014/2021).

Posteriormente, apesar de notificada a empresa sobre a lentidão dos serviços, a prefeitura concluiu, em conjunto com a empresa contratada, a necessidade de refazer os ramais domiciliares de ligação de esgoto, sendo as caixas de inspeção nas calçadas ligadas até a rede de coleta existente.

Assim, aconteceu que estes ramais de esgotos quebravam constantemente devido à profundidade de assentamento, que não possuía cobrimento o suficiente para evitar danificações pela ação das obras ou do trânsito de caminhões e/ou maquinários.

No sentido de solucionar o problema, a Prefeitura realizou a reprogramação da obra do Contrato nº 079/2020, incluindo os serviços de remanejamento dos ramais de esgoto, cujo termo aditivo foi assinado na data de 20 de julho de 2021.

Diante disto, todas as pendências e impedimentos à execução da obra foram devidamente sanados e atualmente não há nada que interrompa a execução da obra de acordo com o cronograma pactuado. Com isso, a Prefeitura Municipal de Itarana, em reunião agendada desde a semana passada e realizada ontem (27) com o representante da empresa responsável, estabeleceu prazos para a retomada e conclusão dos serviços, sob pena de novas notificações e rescisão contratual.

A empresa se comprometeu a retomar imediatamente hoje (28) os serviços de construção da nova rede de distribuição de água potável e remanejamento dos ramais de esgoto.

Confira também todos os prazos definidos:

30/08/2021 - Início dos serviços de terraplanagem.

13/09/2021 - Início dos serviços de assentamento do calçamento.

31/12/2021 - Previsão de entrega da obra de drenagem e pavimentação das ruas do bairro Cohab.

Esse cronograma de trabalho foi garantido pela empresa responsável da obra e registrado em ata junto à administração e representantes dos moradores. Caso esse cronograma não seja cumprido, o Poder Executivo Municipal tomará as medidas necessárias, considerando as advertências já realizadas à empresa.

A atual gestão, ao assumir a administração em janeiro de 2021, deparou-se com situações imprevistas na execução da obra, dentre elas, como citado, a necessidade de construir a nova rede de água e, recentemente, o remanejamento dos ramais de esgoto. Outras medidas estão sendo providenciadas no sentido de adiantar o retorno dos serviços e entregar a obra o quanto antes aos moradores.

Prefeitura de Itarana reconhece os transtornos causados aos moradores e reafirma seu compromisso com o bem-estar dos munícipes.

Vander Patricio

Prefeito Municipal de Itarana.

Ozéias Baldotto

Secretário Municipal de Transportes, Obras e Serviços Urbanos e Gestor do Contrato.

Igor Alves Follador Dominicini

Engenheiro Civil e Responsável Técnico pela fiscalização dos serviços.

Última modificação em 28/07/2021