Turismo

Prefeitura Municipal de Itarana/ES


 

A 120 km da capital Vitória, ao noroeste do Espírito Santo, o município de Itarana é formado por vales e montanhas cercado por belezas naturais exuberantes. Tem sua cultura influenciada por costumes trazidos pelos imigrantes que colonizaram a região, em sua maioria italianos, alemães e pomeranos. Sua economia está ligada a agricultura e a pecuária.

O município é propício para a prática de esportes radicais e de aventura, como voo livre, trilhas, caminhadas e ciclismo. Entre seus atrativos estão diversas Igrejas e construções antigas, tanto na área urbana como no interior. Um dos cartões postais é a Capela de Santa Luzia, localizada no cume de uma grande pedra de onde é possível desfrutar de um belíssimo pôr-do-sol e de uma paisagem deslumbrante. 

Outra característica que encanta os visitantes são os produtos da agroindústria como pães, biscoitos, doces, cachaça e café, tendo destaque o queijo minas padrão da família Lamberti, eleito o melhor do Espirito Santo por dois anos consecutivos.

O município ainda possuí uma grande diversidade cultural como o bloco “Boi Juruba”, que desfila em janeiro, o “Trio Pocotó”, que anima os foliões durante os quatro dias de carnaval, o Teatro da Semana Santa e os Tapetes de Corpus Christi, tradições preservadas e transmitidas de geração em geração.

Itarana é uma cidade calma e distante da agitação dos grandes centros conhecida pela hospitalidade de seu povo que sempre recebe os turistas com muita alegria.