Ivanildes Ferreira Leite é a primeira profissional da saúde a receber vacina contra Covid-19 no município de Itarana

Aconteceu ontem (20) a aplicação das quatro primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) na Unidade de Saúde Dr. “Gilmar José Bridi”, centro de Itarana. No primeiro momento foi preconizado em protocolo os profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente em combate a doença. O município, até o momento, recebeu 62 doses da CoronaVac para imunização.

A primeira profissional da área da saúde imunizada foi a técnica em enfermagem do Hospital São Braz, de 38 anos, Ivanildes Ferreira Leite. Após, foram vacinados profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, o enfermeiro, Braz Simão Baldotto Filho, o médico, Fabrício Scaramussa Pereira, e o técnico em enfermagem, Bruno Teixeira Gomes.

Estavam presentes neste momento histórico autoridades municipais, sendo, o prefeito, Vander Patricio, o vice-prefeito, Ozéias Baldotto, o chefe de Gabinete, Jacques Fabiano Toniato Gonçalves, e a secretária Municipal de Saúde, Vanessa Arrivabene.

Assim, a próxima etapa de estratégia da campanha de vacinação contra o Covid-19 consiste em vacinar os demais profissionais da saúde, tanto da rede pública, como da rede privada, e as pessoas acima de 75 anos de idade. Para a secretária Municipal de Saúde, Vanessa Arrivabene, foram dias de muito trabalho até a chegada da vacina, e ainda acredita em dias melhores.

"Até chegarmos a vacina foi preciso de um trabalho muito incisivo de todos nós. Foram dias difíceis, mas também de grandes feitos, onde importantes decisões ajudaram a população. Os esforços de nossos profissionais salvaram vidas e continuarão salvando agora com a vacina. É só o começo."

O prefeito, Vander Patricio, por atuar até o ano passado como enfermeiro, destaca suas considerações persistindo em agradecer a todos os envolvidos neste trabalho.

"Agradeço primeiramente a Deus por nos dar a oportunidade de vacinar a primeira itaranense, profissional de saúde atuante em nosso município, contra uma doença que nos pegou de surpresa durantes os últimos meses. Desta forma, também parabenizo a todos os profissionais, trabalhadores da área da saúde, que dedicam suas vidas para ajudar o próximo, cuidando tão prestativamente das pessoas, em um momento tão difícil."

E finaliza dizendo: "A vacina é a nossa esperança para um futuro sem pandemia".

Considerando que em nosso município não apresentamos:

1 - Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);

2 - Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência em residências inclusivas (institucionalizadas);

3 - População indígena vivendo em terras indígenas.

As fases iniciais da vacinação contra a Covid-19 em Itarana são:

Fase 1:

1º -  Profissionais de saúde e trabalhadores da saúde;

2º - Idosos de 75 anos ou mais.

Fase 2:

1º - Idosos com 60 anos completos até 74 anos.

Fase 3:

1º - Pessoas com 18 anos completos ou mais portadoras das seguintes comorbidades:

• Diabetes mellitus;

• Hipertensão arterial estágio 3;

• Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidades;

• Hipertensão resistente;

• Doença pulmonar obstrutiva crônica: Enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma brônquica e fibrose cística;

• Insuficiência renal;

• Doenças cardiovasculares;

• Doenças cerebrovasculares;

• Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea;

• Pacientes oncológicos;

• Demais indivíduos imunossuprimidos;

• Anemia falciforme;

• Obesidade grau 3 (IMC?40);

• Síndrome de Down.

A imunização na Fase 3 será mediante apresentação de laudo médico do paciente no ato da vacinação.

VÍDEO: PRIMEIRA DOSE DA VACINA CONTRA COVID-19 É APLICADA EM ITARANA

Última modificação em 21/01/2021