Comunicado - Coronavírus (COVID-19): Resultados da pesquisa sorológica em Itarana

Nos dias 24, 25, 26 e 27 de julho, várias equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) coletaram material para testagem da população a fim de detectar anticorpos do novo Coronavírus (COVID-19). Entre os testados, estavam funcionários dos comércios, profissionais de saúde e policiais.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (LACEN/ES) realizou os testes IgG para as amostras coletadas nesse período, totalizando 845 sorologias coletadas para o inquérito sorológico.

Do total de exames, somente 13 testaram positivo, onde 5 deles já haviam sido notificados e confirmados anteriormente por exames laboratoriais, notificados devidamente no sistema ESUSVS. 1 destes casos notificados é residente de outro município e 7 são de Itarana. Ainda, 682 laudos foram liberados, onde 65 amostras foram descartadas por hemólise e 98 amostras aguardam kits para realização dos exames.

Os Itaranenses positivos para IgG COVID-19 detectados no inquérito foram avisados após liberação do resultado pelo LACEN/ES, pela Vigilância Epidemiológica do município e os laudos entregues por meio eletrônico. Os laudos dos casos negativos serão entregues pelas agentes comunitárias de saúde nas visitas aos domicílios.

Os funcionários do comércio, profissionais de saúde e policiais que tiveram as amostras hemolisadas serão contatados posteriormente, após o LACEN/ES possuir os kits para o diagnóstico.

Confira o novo boletim informativo com o aumento do número de casos de coronavírus por conta do resultado do inquérito sorológico:

Boletins Informativos sobre o coronavírus (COVID-19)

Última modificação em 02/09/2020