Coronavírus (COVID-19): Saiba como ficarão os atendimentos do sistema de saúde de Itarana nos meses de março a maio de 2020

Com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Unidade Básica de Saúde de Itarana se adequa às devidas precauções para que os atendimentos aos pacientes aconteçam de forma segura, a fim de evitar aglomerações e também os demais contatos desnecessários, pelos próximos 60 dias, podendo este período ser prorrogado em caso de necessidade.

Neste caso, segue abaixo a relação das especialidades disponíveis com os respectivos horários e condições de atendimento:

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

A odontologia é uma profissão altamente vulnerável ao contagio de vírus COVID-19, visto que o profissional dentista estabelece um íntimo contato com o paciente. O ambiente de trabalho é fechado, pode gerar aerossóis no ar, além de respingos e borrifos de saliva que tem potencial infectante.

O atendimento só será realizado em pacientes em casos de urgência: dor, dente anterior fraturado e inchaço. Nesses casos, procurar a unidade de saúde mais próxima.

DIAS: Segunda-feira a quinta-feira.

HORÁRIO: 7h00 às 16h00.

DIA: Sexta-feira.

HORÁRIO: 7h00 às 11h00.

ATENDIMENTO DAS EQUIPES DE ESF

A população será atendida com os serviços dos profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem aos que se apresentarem com a síndrome gripal provocada pelo SARS CoV2 (COVID19) ou outro vírus em circulação - influenza, e, ainda, em pacientes suspeitos para essas doenças.

Os profissionais de enfermagem responsáveis pelas vacinas, prestarão atendimento durante o período de vacinação de influenza.

Devido ao risco de circulação viral nas unidades e comunidades, através dos pacientes, e para evitar propagação viral por aglomeração em salas de espera, os atendimentos eletivos (agendados) ficam suspensos até segunda ordem.

De acordo com o novo cronograma, que vigorará a partir do dia 23 de março de 2020, os horários para os atendimentos mencionados continuarão normal.

DIAS: Segunda-feira a sexta-feira.

HORÁRIO: 7h00 às 16h00.

FORMAS DE ATENDIMENTOS:

? Atendimento geral médico e de enfermagem em demanda espontânea de acordo com a necessidade do paciente (urgências);

? Serão solicitados os exames necessários à investigação de quadro clínico agudo. Exames de rotina não serão solicitados neste período;

? As receitas médicas serão renovadas com validade para período maior (6 meses) para o caso de medicação de uso contínuo;

? A farmácia básica estará dispensando medicação para período maior, no sentido de evitar idas desnecessárias do paciente à unidade de saúde;

? Eletrocardiogramas de hiperdia também ficam suspensos até segunda ordem, estando mantidos somente dos pacientes que irão ao cardiologista;

? Os pré-natais ficam mantidos em local protegido, conforme o protocolo de pré-natal;

? Agentes comunitários de saúde continuam as visitas normalmente, evitando adentrar às residências e tomando as precauções de contato;

? Agendamentos de exames continuam nos dias pré-determinados, sendo agendados apenas os de urgência no período. Exames de rotina não serão agendados.

ATENDIMENTO MÉDICO

* Dr Fabrício: Unidade de Saúde Dr. Gilmar José Bridi.

? De segunda-feira à quinta-feira no período da manhã e à tarde. Na sexta-feira somente à tarde.

* Dra. Helyna: Unidades de Saúde de Jatibocas, Santa Rosa e Santa Joana.

? Conforme cronograma da equipe.

ATENÇÃO!

Orientamos os pacientes a procurarem as unidades de saúde para consultas em caso de sintomas respiratórios, febre, dor ou necessidades urgentes.

Em segundo momento, se necessário, todas as equipes se concentrarão na Unidade de Saúde Dr. Gilmar José Bridi, em regime de escala de horários para extensão dos atendimentos.

Cuide da saúde. A sua vida importa.

Última modificação em 20/03/2020