Alunos das escolas municipais de Itarana receberam kits de alimentação escolar

Conforme a suspensão das aulas devido a pandemia do novo coronavírus, encerrou hoje (21) a entrega do Kit Alimentação Escolar para os pais e responsáveis pelos alunos da rede pública municipal de ensino que estão cadastrados no Programa Bolsa Família.

Para o recebimento dos alimentos os estudantes também deviam estar corretamente matriculados nos estabelecimentos escolares no ano de 2021.

A medida é regulamentada pela a Lei Federal nº 13.987, de 7 de abril de 2020, a qual autorizou em todo o território nacional, em caráter excepcional, a distribuição imediata aos pais ou responsáveis dos estudantes, com acompanhamento pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), dos gêneros alimentícios adquiridos com recursos financeiros recebidos, nos termos da Lei Federal nº 11.947, de 16 de junho de 2009, à conta do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A secretária Municipal de Educação, Aline Chiabai Costa Franco, reconhece a situação das famílias dos estudantes que são afetadas com a pandemia.

“Esses kits representam uma ajuda para as famílias dos alunos beneficiados pelo Programa Bolsa Família”, destaca.

A nutricionista incumbida da elaboração do cardápio da merenda escolar, Rafaela Stuhr, coordenou a distribuição do Kit Alimentação Escolar nas escolas do município, cuidando desde a parte da separação dos alimentos até a etapa final do processo. Ela explica como foram definidos os produtos contidos.

“Os kits foram preparados basicamente com os mesmos alimentos que fazem parte da merenda escolar, como por exemplo, arroz, feijão, macarrão, biscoito, leite, entre outros. Além disso, sempre priorizamos incluir alimentos provenientes da agricultura familiar, um exemplo desta vez é o inhame”, conclui a nutricionista.

No ato do recebimento dos kits, os pais ou responsáveis pelos alunos cadastrados no Programa Bolsa Família, apresentaram o respectivo cartão do programa e a certidão de nascimento do aluno, além de terem preenchido e assinado uma ficha de recebimento com intuito de assegurar o controle e a regularidade do fornecimento dos alimentos. Ao todo foram atendidos 236 alunos, favorecidos com as entregas de acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Vander Patricio, prefeito de Itarana, enfatiza o ato de empatia e união neste momento.

“Ações de apoio aos alunos e suas famílias são primordiais para enfrentarmos a situação da Covid-19 que ainda está em nosso meio. Cumprimos com muita responsabilidade e precisão a entrega dos kits e agradeço, em nome da gestão, o empenho de todos por isso, especialmente de cada profissional envolvido.”

Alunos das escolas municipais de Itarana receberam kits de alimentação escolar

Alunos das escolas municipais de Itarana receberam kits de alimentação escolarNutricionista, Rafaela Stuhr, e equipe na entrega dos kits em frente à EMEIEF “Santa Teresinha Ana Gomes De Abreu Toniato”.

Última modificação em 21/05/2021