Comunicado - Coronavírus (COVID-19): Suspensão das aulas presenciais e fechamento temporário da Escola Estadual “Aleyde Cosme”

A Prefeitura Municipal de Itarana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), comunica a população de Itarana sobre a suspensão das aulas presenciais e o fechamento temporário por 15 dias da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora “Aleyde Cosme”, acontecido hoje, dia 3 de março de 2021, visando resguardar a saúde dos alunos, professores e demais profissionais envolvidos na educação.

Além de um professor suspeito, quatro alunos testaram positivo para COVID-19, sendo dois destes estudantes pertencentes a mesma turma.

Pela Nota Técnica COVID-19 n° 82/2020 GEVS/SESA/ES, a qual estabelece medidas específicas necessárias para a proteção dos alunos e trabalhadores da educação, em havendo “A ocorrência de 02 (dois) ou mais casos confirmados de COVID-19 na mesma sala de aula, laboratório ou outro ambiente laboral, bem como no mesmo transporte escolar, em um intervalo igual ou menor que 14 dias, caracteriza um surto de COVID-19.”

Esta, foi uma decisão conjunta tomada entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Vigilância em Saúde Municipal de Itarana e a direção da referida escola. Assim, o instituto foi fechado temporariamente pela Vigilância Sanitária, tendo seu retorno previsto para acontecer no dia 18 de março de 2021 com todos os protocolos de segurança, caso não ocorra novo caso suspeito ou confirmado.

Chegou-se à conclusão as partes envolvidas pela saúde municipal e a gestão da escola que a suspensão temporária presencial das aulas, tendo em vista os casos ativos confirmados no município, ainda previstos para aumentar nos próximos dias, assim como os riscos da rápida proliferação do vírus no ambiente escolar, mesmo adotadas as mais severas medidas de higienização, impõe-se como medida imprescindível ao controle e ao enfrentamento da doença em nosso município.

Como forma de preparar e gerir o retorno das atividades presenciais em escolas, o Programa Escola Segura também auxilia como a gestão pública deve atuar sobre as medidas de combate a disseminação do novo vírus no convívio social.

Apesar da suspensão em caráter temporário das aulas presenciais, os alunos continuarão estudando, agora de forma remota em suas casas.

Agradecemos a compreensão e pedimos para todos continuarem com os cuidados fundamentais contra a contaminação do vírus, principalmente usando máscaras e realizando as precisas higienizações.

Última modificação em 03/03/2021