Home >> Notícias >> Série Atrativos Turísticos: Carnaval

Série Atrativos Turísticos: Carnaval

05/02/2020

Série Atrativos Turísticos: Carnaval

:: CARNAVAL ::

 Itarana é uma cidade calma e distante da agitação dos grandes centros, mas conta com grande diversidade cultural e muita animação no carnaval, com o tradicional Bloco do Boi Juruba e o Trio Pocotó. Neste período do ano, o Bloco Boi Juruba abre os festejos no município, tendo seu início algumas semanas antes do carnaval.

Segundo informações locais, o Boi foi trazido ao nosso meio por um homem conhecido como José Cristal, entre os anos de 1938 e 1940. Nesta época era conhecido como Boi Janeiro, em referência ao mês em que desfilava na cidade. Com o tempo, passou a se chamar Juruba, em referência a jurubeba, bebida tradicional durante o desfile do bloco.

O Boi é feito de uma armação de bambu e utiliza panos floridos e bem coloridos (chitão), baseando-se no Boi-bumbá. O Bloco sempre desfila acompanhado pela batucada, ao som das marchinhas de carnaval. Atualmente conta com cerca de 60 integrantes voluntários, que utilizam instrumentos como tambores, chocalho, tamborim, caixa e instrumentos de sopro, animando os moradores e foliões.

Outro atrativo é o Trio Pocotó, um bloco de carnaval organizado por moradores da comunidade do Rizzi, localizada a 5 quilômetros da sede. O Trio é composto por um caminhão com caixas de som ligadas a um gerador impulsionado através de um motor de tobata, seguido por carros e tobatas enfeitadas. O desfile acontece nos quatro dias de carnaval, percorrendo algumas ruas da sede do município e retornando para a comunidade do Rizzi, onde a folia continua. O percurso ao todo tem aproximadamente 11 quilômetros.

 

Série Atrativos Turísticos: Carnaval

Série Atrativos Turísticos: Carnaval

Série Atrativos Turísticos: Carnaval

Série Atrativos Turísticos: Carnaval

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter