Home >> Notícias >> Semas comemorou dia dos Avós integrando crianças e idosos

Semas comemorou dia dos Avós integrando crianças e idosos

26/07/2018

Semas comemorou dia dos Avós integrando crianças e idosos

Para comemorar o dia dos Avós, celebrado no dia 26 de julho, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Itarana (Semas), através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promoveu diversas atividades e um encontro integrando crianças, adolescentes e o grupo da terceira idade.

As atividades sobre o dia dos avós foram trabalhadas durante um mês, contando com perspectivas distintas para cada grupo: de netos para avós e de avós para netos. O encerramento aconteceu nesta quarta-feira (25), reunindo os participantes em um encontro no Centro de Convivência da Terceira Idade, no prédio do antigo IBC.

O evento contou com a participação do Vigário Leandro Siqueira, que falou sobre a importância dos avós contando um pouco sobre sua vivência com seus avós, e também das professoras Carla Pesente Piorotti e Grinalda Bergamaschi Negrini, que fizeram uma apresentação cultural descontraída que contagiou a todos.

 

Fortalecendo os Vínculos

Uma das finalidades do SCFV, como o próprio nome indica, é fortalecer os vínculos familiares ampliando as trocas culturais e de vivência levando os usuários a criarem o sentimento de pertença e de identidade, além de favorecer a socialização e a convivência comunitária.

Seguindo essa perspectiva o SCFV desenvolveu com os usuários diversas atividades relacionadas ao dia dos avós. Uma delas foi a confecção de cartas, que também trabalhou outras habilidades como a escrita, o desenho e a confecção de envelopes. As crianças escreveram cartas para os avós e os idosos cartas para os netos, que foram entregues durante o encontro, favorecendo o contato social.

O SCFV é divido em duas equipes atendendo públicos específicos: crianças, adolescentes e jovens de 06 a 17 anos e a terceira idade a partir dos 60 anos. Cada público é atendido em locais distintos contando com atividades diárias.  

Equipe do SCFV (da esquerda para a direita): Ângela Maria Antonio Marques (trabalhos manuais), Rulianne Roberta Contarelli Marins (assistente social), Francieli Carmo Ferreira (psicóloga), Jocinéia Martins (orientadora da terceira idade), Claucineia Sandra Traichel DalCol (orientadora social), Maria (orientadora social) e Rosanna Sussai Da Silva (coordenadora do SCFV).

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter