Home >> Notícias >> Sede de Itarana recebe obras para o tratamento de esgoto

Sede de Itarana recebe obras para o tratamento de esgoto

05/05/2016

Sede de Itarana recebe obras para o tratamento de esgoto

A sede do município de Itarana está recebendo obras para que o esgoto seja tratado adequadamente, evitando a poluição do meio ambiente e também a proliferação de diversas doenças. As ruas estão sendo escavadas para a construção da rede coletora, que vai transportar todo o esgoto até estação de tratamento da cidade, que será ampliada para atender a nova demanda. Toda a sede será beneficiada com o serviço, que compõe um dos 04 eixos do saneamento básico.

Para a realização dasobras estão sendo investidos R$ 5.200.989,81, recurso proveniente do Ministério da Saúde que está sendo repassado ao município através da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), por meio de convênio. Os repasses são realizados em etapas, de acordo com o andamento das obras.   

Segundo o Secretário Municipal de Transportes, Obras e Serviços Urbanos, Francisco André Fiorotti, os serviços devem ser concluídos e entregues à população dentro do prazo previsto no convênio, que se encerra em dezembro de 2016. Já as obras para a construção da rede coletora de esgoto que estão em andamento devem ser finalizadas em até 90 dias.

“A etapa de construção da rede coletora de esgoto gera transtornos, pois é necessário interditar vias e escavar o solo. Porém, os benefícios do tratamento de esgoto serão maiores do que o transtorno. Por isso contamos com a compreensão de toda a população”, explica o Secretário.  

Os motoristas e pedestres devem ter atenção aos desvios e interdições no trânsito. No momento as benfeitorias estão sendo realizadas na rua Elias Estevão Colnago, e vão seguir para a Rua Jerônimo Monteiro e para o entorno da Praça Ana Mattos. As ruas Martinho Máximo Scardua e Dom Luiz Scortegagna já receberam a rede de coleta e serão reparadas com asfalto.

Como funciona a Rede Coletora de Esgoto e a Estação de Tratamento
A Rede coletora de esgoto sanitário vai recolher todo o rejeito residencial, que passará pela estação de tratamento antes de ser descartado para o meio ambiente. Quando a rede coletora e a estação de tratamento estiverem disponíveis para o uso os moradores devem solicitar ao SAAE a ligação de sua residência até a rede.

Para transportar o esgoto até a Estação de Tratamento, que fica localizada no bairro Itaraninha, serão construídas três elevatórias. Nestes pontos o esgoto será bombeado até a Estação de Tratamento.

Após ser tratado, o esgoto é devolvido ao Rio Santa Joana sem poluir o meio ambiente, evitando também danos à saúde da população.

Saneamento básico
Segundo dados do Instituto Trata Brasil, de todo o esgoto produzido no Brasil, apenas 38% passa por algum tipo de tratamento. Isso significa que mais de 100 milhões de brasileiros, mais da metade da população do país, não possui acesso aos serviços de saneamento básico e todo esgoto produzido por essa população é despejado in natura em nossos mananciais.*

No município de Itarana, apenas o Bairro Itaraninha tem esgoto tratado. As demais localidades despejam o esgoto in natura no meio ambiente, através de fossas sépticas e também diretamente para córregos e rios.     

*fonte: http://www.tratabrasil.org.br/esgoto-problema-ambiental-social-e-de-saude-publica)  


Fotos relacionadas:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter