Home >> Notícias >> Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente convida interessados para participarem do Curso Prático de Cafeicultura Sustentável

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente convida interessados para participarem do Curso Prático de Cafeicultura Sustentável

31/01/2020

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente convida interessados para participarem do Curso Prático de Cafeicultura Sustentável

A Prefeitura Municipal de Itarana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semama), juntamente com o Grupo de Produtores de Café de Alto Limoeiro de Jatibocas, com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF), convida a todos para participarem do Curso Prático de Cafeicultura Sustentável. Será realizado nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2020, na comunidade Alto Limoeiro de Jatibocas, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Alto Limoeiro.

Além de seus realizadores, o Curso Prático de Cafeicultura Sustentável conta com o apoio do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB), do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo (OCB/ES) e o Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV).

Esta realização é fruto de parcerias e tem o intuito de montar o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROATER) de Itarana - 2020 a 2024, efetivado em maio de 2019, onde envolve os agricultores e suas representações, bem como as associações, a Câmara de Vereadores, Sindicatos, o Poder Público Municipal, entre outras entidades.

Nessa perspectiva, várias ações foram desencadeadas no sentido de solucionar ou amenizar os problemas levantados pelos agricultores no diagnóstico. Com isso, diversos feitos começaram a ser produzidos, direcionados a principal atividade geradora de serviços e renda do município, a cafeicultura. Dentre eles o foco foi para os cafés de qualidade e especiais. No mês de agosto de 2019 também foi concretizado o primeiro curso de degustação de cafés especiais pela Secretaria Municipal de Agricultura de Itarana (Semama) e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER).

Ainda, no mês de novembro foi concluído um curso que capacitou quinze produtores de café da comunidade Alto Limoeiro de Jatibocas no cálculo de adubação cafeeira, juntamente com os escritórios do INCAPER de Itarana e Itaguaçu. Para este ano está previsto mais dois cursos sobre adubação, sendo enfocados nas comunidades de Alto Santa Joana: Café arábica e conilon, e no distrito do Sossego: Café conilon.

A importância social gerada pela cafeicultura no município é inegável. Atualmente 95% dos agricultores de Itarana cultivam café em suas propriedades. Destes, cerca de dois mil hectares são de cafés do tipo arábica e um mil e duzentos hectares de café conilon. A produtividade do café arábica gira em torno de vinte a vinte e cinco sacas por hectare. Já a produtividade do café conilon gira em torno de trinta a trinta e cinco sacas por hectare. Lembrando que 98% dos produtores de café de Itarana são do regime da agricultura familiar.

Confira os assuntos que serão discutidos no Curso Prático de Cafeicultura Sustentável:

 

Dia: 04/02/2020 (terça-feira)

 

8h – Abertura Oficial com o Prefeito Municipal Ademar Schneider e outras lideranças; 

8h30min – Apresentação Institucional do Sicoob;

9h – Caracterização da Cafeicultura no município/competitividade (Francisco André Fiorotti - SEMAMA);

10h – Escolha da Área, Plantio e Nutrição de Plantas (Frederico de Almeida Daher - CETCAF);

11h – Manejo Integrado de Pragas, Doenças e Plantas Espontâneas (Marcos Moulin Teixeira - CETCAF);

12h – Almoço;

13h – Conservação do Solo e da Água (Frederico de Almeida Daher - CETCAF);

14h – Poda e Desbrota da Lavoura de Café Arábica (Marcos Moulin Teixeira - CETCAF);

15h – Melhoria da Qualidade da Produção, Manejo da Colheita e Pós-colheita do Café (Marcos Moulin Teixeira - CETCAF)

17h – Encerramento.

 

Dia: 05/02/2020 (quarta-feira)

 

8h – Cenário e Mercado Mundial do Café – Países Produtores x Países Consumidores (Frederico de Almeida Daher - CETCAF);

9h – Planejamento e Gerenciamento – Custo de Produção (Marcos Moulin Teixeira - CETCAF);

10h – Calendário Agrícola e Plano de Ações (Marcos Moulin Teixeira - CETCAF);

12h – Almoço;

13h – Visita Técnica à Lavoura de Alta Competitividade (Instrutores do CETCAF);

14h30min – Demonstração do Uso de Drone na Pulverização da Lavoura (Victor Abílio - SEMEAR);

16h – Visita Técnica às Estruturas de Secagem, Beneficiamento e Armazenamento do café;

17h – Avaliação e encerramento do curso.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter