Home >> Notícias >> Secretaria de Saúde de Itarana leva Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíase para as escolas

Secretaria de Saúde de Itarana leva Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíase para as escolas

21/08/2014

Secretaria de Saúde de Itarana leva Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíase para as escolas

A Secretaria Municipal de Saúde de Itarana iniciou na segunda-feira (18) a Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíase, promovida pelo Governo Federal. Neste ano serão realizadas ações em algumas escolas da rede pública municipal, atendendo crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos. O objetivo é identificar  casos suspeitos de Hanseníase e reduzir a carga parasitária de Geohelmintos.

Para combater a incidência de Geohelmintíase, também conhecida como verminose, serão realizados exames de fezes em todos os alunos. Já a investigação dos sinais e sintomas da Hanseníase serão feitos por meio da análise do questionário de autoimagem. O formulário deve ser respondido em casa com auxílio de um responsável, indicando a presença de manchas pelo corpo e sua natureza.

O estudante que for identificado com alguma dessas doenças ou sintomas será encaminhado para as unidades de saúde do município para receber o tratamento adequado. Durante as visitas os profissionais da secretaria também estão promovendo palestras educativas sobre manchas e sinais pelo corpo, hábitos de higiene, além de distribuir materiais lúdicos com orientações de prevenção.

Para o secretário de saúde de Itarana, Luiz Cláudio Coan, “a importância da campanha está no sentido de que estas patologias, apesar das informações disponíveis, ainda são ignoradas pela população que não considera como problema seus sinais, sintomas e efeitos, que podem ser letais”.

A campanha acontece no município do dia 18 de agosto até o dia 30 de setembro e vai atender 6 escolas da rede municipal de ensino.

ESCOLAS

DATA DAS AÇÕES

EEUEM “Sossego” – Meneghel

18/08 e 19/08 – 17/09

EEEPEF “Baixo Sossego” – Rizzi

18/08 e 19/08 – 16/09

EMEF “Luiza Grimaldi”

19/08 e 20/08 – 22/09 e 24/09

EEEFM “ Alto Jatibocas”

20/08 e 21/08 – 08/09 e 10/09

EEEF “Josué Baldotto”

25/08 e 26/08 – 15/09

EMEF “Camilo Bridi”

28/08 e 29/08 – 11/09

 Hanseníase e Geohelmintíase

A Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. Os principais sintomas são: sensação de formigamento; fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas (geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio e tato);

A Geohelmintíase, é uma doença parasitária intestinal causada pelos Ascaris lumbricoides, Trichuristrichiuria, ancilostomídeos, entre outros. Esses parasitas são transmitidos pelo solo, pela água, alimentos mal lavados e falta de higiene básica. Os principais sintomas são: anemia, dor abdominal, diarreia, vômito, perda de peso, fraqueza e cansaço. 


Fotos relacionadas:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter