Home >> Notícias >> Secretaria de Assistência Social realizou Seminário para discutir a diversidade sexual

Secretaria de Assistência Social realizou Seminário para discutir a diversidade sexual

10/06/2019

Secretaria de Assistência Social realizou Seminário para discutir a diversidade sexual

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Itarana (Semas), através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), promoveu o 1º Seminário Intersetorial contra a Homofobia, que abordou o tema “Diversidade Sexual e Identidade de Gênero”. O Seminário, realizado no dia 05 de junho, foi direcionado a servidores municipais, representantes de conselhos e estudantes.

Ao longo do dia foram apresentadas três palestras, duas na Escola Estadual Aleyde Cosme e outra no auditório do Cras, todas ministradas por Déborah Sabará, que é coordenadora/presidente da Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (GOLD), Integrante do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores dos Direitos Humanos, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais (ABGLTI), representante da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (ANTRA), entre outros.

Secretaria de Assistência Social realizou Seminário para discutir a Homofobia

Segundo os psicólogos do CRAS, Natália Zaniboni Ferrari e Danthi Barbosa Lima, o primeiro seminário surgiu com o objetivo de oferecer informações sobre a diversidade sexual, ampliando a compreensão das pessoas sobre o assunto. Na Escola Aleyde Cosme, as palestras foram oferecidas aos alunos dos segundos e terceiros anos, dos turnos matutino e vespertino. Já no Cras, o assunto foi apresentado a servidores públicos municipais que atuam no atendimento ao público, autoridades e representantes de conselhos.  

Deborah Sabará, que é transexual, abordou a homossexualidade de forma bem didática e esclarecedora, explicando termos como gênero e orientação sexual, expondo desafios enfrentados por LGBTs (sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros), preconceitos, violência, entre outros. Ela também compartilhou com o público detalhes de sua trajetória pessoal. “Nós como ativistas estamos à disposição para descontruir todos os preconceitos que as pessoas têm”, reforçou Deborah.  

Ao final de sua última palestra, realizada no Cras, Deborah foi presenteada com produtos da agroindústria itaranense e com um buquê de flores, entregues pela vice-prefeita Leonila Fiorotti Galazi e pelos psicólogos do Cras, Natália e Danthi.  

Secretaria de Assistência Social realizou Seminário para discutir a Homofobia

Secretaria de Assistência Social realizou Seminário para discutir a Homofobia

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter