Home >> Notícias >> Secretaria de Agricultura promoveu palestras sobre o café arábica

Secretaria de Agricultura promoveu palestras sobre o café arábica

01/06/2016

Secretaria de Agricultura promoveu palestras sobre o café arábica

Para incentivar o cultivo do café arábica em Itarana, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAMA) promoveu palestras voltadas para produção desse tipo de grão. O evento aconteceu no dia 20 de maio, em Alto Jatibocas com produtores rurais do município. A produção anual de café arábica em Itarana é de cerca de 150 mil sacas, tendo em média 2 mil hectares plantados.

Os produtores assistiram a duas palestras com especialistas em café, que abordaram entre outros aspectos como é a classificação e a degustação do café de qualidade. Após as palestras eles participaram de exercícios, para aprenderem na prática como são esses processos.   

Para o servidor da SEMAMA, Leonardo Josué Baldoto, que também é degustador, a produção do café arábica agrega mais valor para o produtor e também para o município. “O mercado de cafés especiais está crescendo cada dia mais em todo o mundo. Quanto maior a qualidade do café mais lucro e mais visibilidade para o produtor”, explica.   

Outra ação da SEMAMA para incentivar os produtores no cultivo de café de qualidade foi o resgate, em 2013, da Sala de Degustação. Com isso o município oferece gratuitamente o serviço de degustação, que é imprescindível para que o produtor saiba o tipo de café, sua qualidade, valor da saca e se o mesmo atende ao mercado nacional ou internacional.  

De Itarana para o mundo

Em 2015, a SEMAMA encaminhou amostras do café produzido em Itarana para a Prove Café, empresa capixaba especializada na degustação e avaliação dos grãos. Como o café apresentou qualidade o mesmo foi enviado para países como Japão, Inglaterra e França.  


Fotos relacionadas:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter