Home >> Notícias >> Saúde vai oferecer testes rápidos de HIV, nesta sexta, dia 08

Saúde vai oferecer testes rápidos de HIV, nesta sexta, dia 08

04/12/2017

Saúde vai oferecer testes rápidos de HIV, nesta sexta, dia 08

A Secretaria Municipal de Saúde de Itarana vai realizar testes rápidos de HIV/AIDS, na próxima sexta-feira (08), de 7h30min às 11 horas, na Praça Ana Mattos, na sede. Os testes serão realizados, gratuitamente, a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo e os resultados entregues em meia hora, tendo a mesma confiabilidade dos exames laboratoriais.

Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a estimativa é que no Brasil existam cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da AIDS, das quais, cerca de 255 mil nunca teriam feito um teste de diagnóstico e, por isso, não têm consciência da doença.

O diagnóstico precoce do vírus permite que o paciente inicie o seu tratamento no momento certo tendo uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

O vírus da AIDS pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais; pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas; de mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação e por transfusão de sangue. Os testes são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os resultados são sigilosos.

No dia 01 de dezembro, foi comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS e, seguindo as propostas das campanhas Outubro Rosa (câncer de mama) e Novembro Azul (câncer de próstata) a campanha de prevenção e combate à AIDS é conhecida como Dezembro Vermelho.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter