Home >> Notícias >> Samu 192 passa a atender o município de Itarana

Samu 192 passa a atender o município de Itarana

16/10/2017

Samu 192 passa a atender o município de Itarana

O município de Itarana agora conta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Através do telefone 192 a população pode solicitar o serviço que atenderá casos de urgência e emergência como, parada cardiorrespiratória, infarto, engasgo, derrame, queimaduras graves, acidentes de trânsito, entre outros. Todo o município, áreas urbana e rural, terá cobertura do Samu 192.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Vanessa Arrivabene Martinelli, Itarana já está sendo atendida pelo Samu 192. Ela explicou que este serviço é especializado e capacitado para o atendimento de casos graves e urgentes, contando também com remoção aérea.

“ O atendimento do Samu 192 é uma conquista muito grande para a nossa população, que agora ficará assistida por uma equipe médica especializada que acompanhará os pacientes do início até o fim dos atendimentos realizados”, disse.

As ligações para o Samu 192 são gratuitas e podem ser realizadas de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação será atendida por telefonistas que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre a vítima e sua localização. Em seguida, a chamada é encaminhada para um médico, que presta orientações e aciona as ambulâncias quando necessário.

Quando acionar o Samu 192

- Parada cardiorrespiratória;

- Dor bem forte no peito (infarto);

- Dificuldade de respirar/engasgo;

- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);

- Intoxicação (envenenamento);

- Queimadura grave;

- Choque elétrico;

- Acidente de trânsito com vítima;

- Queda grave e fratura;

- Afogamento;

- Surto psiquiátrico;

- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;

- Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter