Home >> Notícias >> Retrospectiva 2014

Retrospectiva 2014

30/12/2014

Retrospectiva 2014

Diante das fortes chuvas que atingiram Itarana em dezembro de 2013 o ano de 2014 não teve um início agradável. O município teve casas, estradas, pontes e calçamentos destruídos pela força das águas.

Cumprindo seu papel, a Prefeitura Municipal de Itarana, através do trabalho desenvolvido pelas secretarias, se empenhou para recuperar o município. Algumas ruas tiveram o calçamento refeito, as estradas foram limpas e consertadas, foram construídos e recuperados vários bueiros, pontes e caixas secas. Muitas famílias foram amparadas através de programas como o Aluguel Social e o Cartão Reconstrução.

O recurso Federal repassado para a recuperação foi muito inferior às necessidades do município e só chegou 7 meses após o desastre – apenas três pontes foram contempladas e as obras de recuperação se iniciaram em dezembro de 2014, após a execução de todos os trâmites legais.

Mas, 2014 também foi um ano de vitórias para Itarana. O município conquistou recursos para obras importantes, como a construção da nova sede do CRAS, a homologação para o asfaltamento da via que liga o Centro à comunidade do Rizzi, a assinatura do convênio para pavimentação do Itaraninha, a construção de uma Unidade Básica e dois Postos de Saúde que vão atender as localidades de Praça Oito, Barra de Jatibocas e Limoeiro de Santo Antônio, a sinalização de trânsito ( vertical e horizontal) da sede e a telefonia móvel que atende a comunidade de Alto Jatibocas.

A Defesa Civil Municipal foi estruturada e recebeu do Governo do Estado um Kit contendo um veículo pick up 4x4, equipamentos multimídia, móveis e um barco motorizado. Hoje o município também conta com uma estação hidrológica automática, para medir a quantidade de chuva e o nível de água no Rio Santa Joana. Na localidade de Limoeiro também foi instalado um pluviômetro automático para a medição do volume de chuva na cabeceira do Rio Limoeiro, um dos afluentes do Rio Santa Joana.  

Além disso, a cidade de Itarana também deu início a uma forma sustentável de lidar com o lixo. Através da Coleta Seletiva, o município contribui para a reutilização de vários materiais que seriam descartados, diminuindo o uso de recursos naturais. Outra atitude sustentável foram as obras de saneamento básico. Apesar do incômodo causado pelos buracos nas ruas, que afetaram os moradores e principalmente os comerciantes, essa obra quando concluída vai evitar a poluição do meio ambiente e ajudar na prevenção de diversas doenças.

Na área administrativa, a Prefeitura deu segmento à capacitação dos novos e antigos servidores e implantou o sistema eletrônico de protocolo, que atende todos os órgãos do poder executivo municipal, seguindo a proposta de oferecer ao cidadão um serviço com mais agilidade e transparência. Também foram oferecidos diversos cursos para comerciantes e cidadãos.

Financeiramente, a Prefeitura Municipal de Itarana encerra o ano de 2014 com as contas equilibradas, sendo um dos poucos municípios do Espírito Santo que não recebeu nenhum alerta do Tribunal de Contas referente a pendências no orçamento.

O próximo ano se inicia com a expectativa de que alguns investimentos já conquistados em 2014 se tornem uma realidade para os Itaranenses. E que novas obras e novos investimentos sejam captados em 2015 melhorando a qualidade de vida de todos os cidadãos. 


Fotos relacionadas:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter