Home >> Notícias >> Rede de Tratamento de Esgoto de Itarana já está funcionando, moradores devem ligar seus imóveis à Rede Coletora

Rede de Tratamento de Esgoto de Itarana já está funcionando, moradores devem ligar seus imóveis à Rede Coletora

06/02/2019

Rede de Tratamento de Esgoto de Itarana já está funcionando, moradores devem ligar seus imóveis à Rede Coletora

A Nova Rede de Tratamento de Esgoto de Itarana já está funcionando. Para que o Esgoto da sede do município receba o tratamento adequado é necessário que os moradores liguem seus imóveis à Rede Coletora. A ligação é de responsabilidade dos proprietários, que podem contar com a orientação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Secretaria Municipal de Transportes, Obras e Serviços Urbanos (SMTOSU).  

A construção da Nova Rede de Esgoto de Itarana foi custeada com recursos do Governo Federal, no valor de 5,3 milhões, repassados ao município através da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) ligada ao Ministério da Saúde e  1,2 milhão de recursos do município, totalizando 6,5 milhões. As obras trouxeram muitos transtornos para a cidade, que foi toda escavada para a instalação da Rede Coletora, gerando poeira, lama e ruas interditadas, por exemplo.

A função da Nova Rede  é recolher todo o esgoto dos imóveis e levá-lo até a Estação de Tratamento, para que o mesmo receba o tratamento adequado e seja devolvido ao Rio Santa Joana sem poluir o meio ambiente, contribuindo também com a saúde pública.

A Prefeitura Municipal de Itarana, elaborou material educativo (abaixo), para instruir os moradores de como deve ser realizada a ligação dos imóveis. O folder está sendo distribuído nas residências pelos Agentes Comunitários de Saúde e também divulgado pelas redes sociais, rádio, igrejas, entre outros.

Como ligar seu imóvel à Rede Coletora

Alguns passos são essenciais para garantir o bom funcionamento da Rede Coletora, como por exemplo: instalação de uma caixa de gordura, instalação de válvula de retenção, utilização de encanamento adequado e a destinação correta da água da chuva, que não deve ser destinada à Rede Coletora de Esgoto, e, sim, para a Galeria Pluvial.

A caixa de gordura, por exemplo, evita o entupimento da rede coletora e a contaminação do meio ambiente. Os resíduos retidos na caixa de gordura, devem ser descartados junto com o lixo doméstico. Além disso, é recomendado que o óleo de cozinha não seja descartado na pia, devendo ser engarrafado. Pode ser destinado à Coleta Seletiva ou utilizado para a fabricação de sabão.    

Outro passo importante é a destinação correta da água da chuva, que deve ser destinada para a Galeria Pluvial. Se ligada indevidamente à Rede Coletora, em dias de chuva intensa, por exemplo, os encanamentos da Rede de Esgoto serão sobrecarregados provocando transbordamentos que podem atingir os imóveis.

Antes de ligar o imóvel à Rede Coletora o proprietário deve entrar em contato com o SAAE para a verificação da instalação e também para receber o Documento de Ateste emitido pela autarquia. O SAAE e a SMTOSU vão disponibilizar assistência técnica para orientar moradores quando houverem dúvidas e dificuldades.

Telefones:

SAAE - (27) 3720-1603

Secretaria Municipal de Transportes, Obras e Serviços Urbanos (SMTOSU) - (27) 3720-1194

Acesse abaixo o Passa o a Passo para ligar seu imóvel da forma correta à Rede Coletora:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter