Home >> Notícias >> Prefeitura inaugura Centro Público de Convivência

Prefeitura inaugura Centro Público de Convivência

01/03/2019

Prefeitura inaugura Centro Público de Convivência

Um novo espaço voltado para as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Itarana (Semas), foi inaugurado no final do dia desta quinta-feira, dia 28 de fevereiro. O Centro Público de Convivência “Maria de Lurdes de Castro De Martin”, como foi nomeado, está localizado na Rua Martinho Máximo Scardua, no centro da cidade.

A abertura do evento foi marcada por uma homenagem à Maria de Lurdes de Castro De Martin, realizada pelos usuários da terceira idade. Lurdes, como era conhecida, participou durante muitos anos das atividades da terceira idade, destacando-se por sua alegria e animação. Além disso, teve grande desempenho na educação e em atividades da Igreja Católica de Itarana (veja biografia abaixo). O grupo usou roupas confeccionadas pela homenageada.

Além do prefeito Ademar Schneider, da vice-prefeita Leonila Fiorotti Galazi, secretários municipais e vereadores o evento contou também com a presença do deputado estadual Dary Pagung, deputado estadual Adilson Espíndula e da ex-senadora Ana Rita, autora da emenda parlamentar que destinou recursos para a construção do Centro.

O ex-prefeito de Itarana, Antônio De Martin, abriu as falas oficiais emocionando o público ao lembrar a homenageada, Maria de Lurdes, com quem foi casado durante 52 anos. Ele estava acompanhado por familiares da homenageada, entre filhos, netos e irmãos.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Sabrina Fiorotti, o Centro é uma importante conquista. “Nós estamos muito felizes com a conquista desse equipamento. Com esse novo espaço vamos garantir de forma mais qualificada o atendimento aos usuários da política de assistência social”, enfatizou. A secretária, ainda destacou o empenho dos servidores municipais que contribuíram com a concretização do Centro, desde os trâmites legais até a conclusão da obra. Durante sua fala também apresentou ao público a equipe que irá atuar no Centro Público de Convivência.

As obras para a construção do Centro Público foram custeadas com recursos do Governo Federal, no valor de R$ 420 mil, repassados ao município através de convênio. A destinação do recurso foi motivada por emenda parlamentar da então senadora, Ana Rita. O novo espaço conta com espaçoso salão, três salas, banheiros, cozinha e quintal. Todas as atividades voltadas para a terceira idade serão executadas no Centro.

Em sua fala o prefeito Ademar Schneider destacou a alegria de entregar mais uma obra à população itaranense. “A Assistência Social de Itarana deu grandes passos nos últimos anos. Antes pagava aluguel e hoje possui espaços próprios e adequados para atender a nossa população, como o Cras e agora o Centro Público de Convivência”, disse.

Ao final de seu pronunciamento o prefeito convidou a ex-senadora Ana Rita para a entrega de uma cesta com diversos produtos da agroindústria do município de Itarana, como forma de agradecimento pela emenda parlamentar que destinou os recursos para a construção do Centro.


Após a solenidade de inauguração, o evento continuou com um lanche e com o tradicional forró da terceira idade, atividade que integra as ações desenvolvidas pelo Serviço de Convivência.

Prefeitura inaugura Centro Público de Convivência

Prefeitura inaugura Centro Público de Convivência

Prefeitura inaugura Centro Público de Convivência

Prefeitura inaugura Centro Público de Convivência

Prefeitura inaugura Centro Público de Convivência

Prefeitura inaugura Centro Público de Convivência

Prefeitura inaugura Centro Público de Convivência

Prefeitura inaugura Centro Público de Convivência

Prefeitura inaugura Centro Público de Convivência

Prefeitura inaugura Centro Público de Convivência

Prefeitura inaugura Centro Público de Convivência

Homenagem à “Maria de Lurdes de Castro De Martin”

“Maria de Lurdes de Castro, carinhosamente chamada de “Lurdes”, nasceu em Minas Gerais no dia 26 de Junho de 1937. Filha de Emanuel Francisco de Castro e Ana Messias de Castro.

Quando “Lurdes” tinha 10 anos de idade, seu Pai faleceu, e sua família fixou residência no distrito de Palmeiras, município de Itaguaçu/ES.

Logo mais, vieram para Itarana/ES. Sua vida acadêmica prosseguiu na Escola “Luiza Grimaldi” e “Aleyde Cosme”. Cursou o curso superior em História e atuou como Professora pelo Município e posteriormente foi concursada pelo Estado.

No período escolar, conheceu Antônio De Martin, no qual se tornaram colegas e a partir da amizade, surgiu o amor. Se casaram e passou a se chamar Maria de Lurdes de Castro De Martin. Do fruto desse amor, tiveram cinco filhos, sendo eles: Radine, Adjar Fabiano, Ezequiel Casaldaliga, Maria Bernadete e Sara Ludmila.

Foram 52 anos de matrimonio, repletos de união, amor e cumplicidade.

Com sua experiencia de vida, e profissional que era, idealizou muitos fatos positivos para Itarana/ES. Teve grande desempenho na Educação deste Município, na qual foi uma das fundadoras do Jardim de Infância e da escola de aplicação. Foi realizadora das grandes paradas cívicas e contribuiu para a Fundação Médico Hospitalar.

Era uma mulher de muita fé, que participava ativamente de diversas atividades da Igreja Católica, onde seu destaque era o presépio de natal e Teatro da Semana Santa, no qual foi uma das fundadoras e encarregada do figurino dos artistas.

Sua maior incumbência foi especificamente a Terceira Idade, onde atuava em vários projetos. Sua criatividade, alegria e disposição contagiavam quem estava ao redor. “Lurdes” era a animadora e rainha da terceira idade. Participante ativa do grupo carnavalesco, era a porta bandeira oficial.

“Lurdes”, repentinamente nos deixou no dia 16 de fevereiro de 2013. Sua vida foi fortemente ligada a vida de Itarana, e com certeza para a maioria dos Itaranenses. Independente do credo e da classe social, todos tem alguma lembrança da mulher extraordinária que ela foi. Só temos a agradecer pela dedicação e por tudo que fez pelo nosso Município.

É com muita satisfação que denominamos de “MARIA DE LURDES DE CASTRO DE MARTIN”, o Centro Público de Convivência de Itarana/ES.”

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter