Home >> Notícias >> Prefeitura de Itarana incentiva a construção de pequenas barragens no município

Prefeitura de Itarana incentiva a construção de pequenas barragens no município

03/07/2015

Prefeitura de Itarana incentiva a construção de pequenas barragens no município

Com o objetivo de armazenar a água da chuva para enfrentar períodos de seca a Prefeitura Municipal de Itarana, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAMA) está apoiando a construção de barragens em propriedades rurais do município. O serviço é realizado em conjunto com o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF).

Diante da estiagem prolongada enfrentada pelo município no final de 2014 e início de 2015 o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Itarana priorizou o serviço de construção de barragens e como incentivo elegeu taxas diferenciadas para a utilização de horas máquina.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcos Antônio Ferrari, a Secretaria apoia a construção de barragens com até um hectare e volume armazenado de até 10 mil metros cúbicos. “As barragens são uma importante ferramenta para os períodos de seca, garantindo que os produtores conservem suas plantações diminuindo os prejuízos”, explica o secretário.

Neste ano foram construídas 5 barragens localizadas em Bom Destino, Sossego e Praça Oito. Outras 7 estão aguardando a conclusão dos projetos e a dispensa de licenciamento emitida pelo IDAF local. A previsão é que neste mês sejam iniciadas a construção de mais duas barragens em Alto Limoeiro.

Os proprietários que tem interesse em construir novas barragens devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Incaper local, para orientação dos procedimentos necessários e agendamento do serviço. O contato pode ser feito pelos telefones (27) 3720-1666 e (27) 3720-1103 ou pelo endereço: Rua Antônio Ferrari Filho, S/N, Centro. 


Fotos relacionadas:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter