Home >> Notícias >> Prefeitura autoriza o início das obras de drenagem e pavimentação do Bairro Cohab

Prefeitura autoriza o início das obras de drenagem e pavimentação do Bairro Cohab

23/07/2020

Prefeitura autoriza o início das obras de drenagem e pavimentação do Bairro Cohab

Ontem (22) foi assinada a Ordem de Serviço para início das obras de drenagem e pavimentação em blocos de concreto nas ruas do Bairro Cohab.

A solenidade da assinatura aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Itarana e contou com a presença do prefeito, Ademar Schneider, da vice-prefeita, Leonila Fiorotti Galazi, do deputado, Adilson Spindola, do chefe de Gabinete, Jacques Fabiano Toniato Gonçalves, do secretário Municipal de Transportes, Obras e Serviços Urbanos, Caio Gomes Covre, do secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco André Fiorotti, do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itarana, Amado Leandro da Silva, dos engenheiros civis da prefeitura, Catarina Demoner Diniz e Igor Alves Folador Dominicini, do responsável e funcionários da empresa que realizará o serviço, entre outros.

Na oportunidade, o prefeito abriu espaço para discussões e esclarecimentos de dúvidas sobre a execução dos serviços. Também agradeceu a presença de todos, desejando um ótimo trabalho.

A drenagem e pavimentação no Bairro Cohab compreendem as ruas Edézio Marcos, Virgínia Loss, José Henrique de Oliveira, Antônio de Oliveira Diniz, Jacinto David Baldotto, Hugo Talon, Santos Covre, Dr. Adhemar Mirabeau da Fonseca, Martinho Máximo Scardua, Dom Luiz Scortegagna, Travessa João Baptista Frizzera e a localidade do Ginásio Poliesportivo “Saturnino Rangel Mauro”.

O projeto prevê a implantação de uma nova rede de drenagem, instalação de meio-fio, calçada cidadã, além de 17 mil metros quadrados de pavimentação em blocos de concreto intertravados.

Dividida em três sub-bacias que desaguarão no Rio Santa Joana, a rede de drenagem contará com 195 caixas ralo, 88 poços de visita e 3.121,08 metros de tubos de concreto (manilhas). Ao todo, serão movimentados, aproximadamente, 9.800 metros cúbicos de terra, além da implantação de 4.337,90 metros de meio-fio, 4.228,59 metros quadrados de calçada cidadã e 670 mil blocos de concreto intertravados.

As obras possuem um cronograma de execução de 10 meses e suas fases foram divididas e acordadas através do Plano de Trabalho elaborado pela empresa contratada, aprovado pela fiscalização do município. Inclui ainda a instalação de laboratórios de solos e concreto com o objetivo de ensaiar e averiguar a qualidade dos materiais aplicados.

O Bairro Cohab existe há cerca de 40 anos na sede do município de Itarana. Assim como grande parte dos assentamentos urbanos implantados no Brasil, no início o mesmo não recebeu as devidas infraestruturas básicas. Com o passar do tempo, alguns progressos foram feitos. Atualmente o bairro possui iluminação pública e sistema de esgotamento sanitário, mas a qualidade da pavimentação e do sistema de drenagem são ruins, quando existente.

Em épocas de chuva é comum essas ruas apresentarem enormes poças d’água ou ficarem totalmente alagadas em consequência do precário sistema de drenagem, fazendo com que os moradores improvisem soluções paliativas no intuito de melhorar o escoamento das águas e evitar a formação de bolsões d’água em frente às suas casas.

Não diferente da drenagem a qualidade do calçamento também é ruim. São inúmeras as ocorrências de pessoas que sofrem pequenos acidentes ao transitarem pelas ruas do bairro, especialmente os idosos.

As obras são custeadas por meio do Convênio n° 009/2020, firmado entre o Governo do Estado do Espírito Santo, em intermédio da Secretaria de Estado de Saneamento Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEDURB) e o município de Itarana, licitada no valor de R$ 3.265.564,47 (três milhões, duzentos e sessenta e cinco mil, quinhentos e sessenta e quatro reais e quarenta e sete centavos).

A previsão para início das obras é de cinco dias úteis a partir da data de assinatura da ordem de serviço.

O deputado, Adilson Spindola, participou da solenidade de assinatura demonstrando apreço pelos trabalhos que serão realizadas, e também aproveitou a ocasião para visitar as dependências da Prefeitura Municipal de Itarana e as ruas pelas quais as obras de drenagem e pavimentação vão abranger.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter