Home >> Notícias >> Prefeito Vander Patricio inaugura base descentralizada do SAMU 192 em Itarana

Prefeito Vander Patricio inaugura base descentralizada do SAMU 192 em Itarana

10/08/2022

Prefeito Vander Patricio inaugura base descentralizada do SAMU 192 em Itarana

Agora em Itarana está implantada a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192. A base fica localizada anexa à Fundação Médico Assistencial do Trabalhador Rural de Itarana - Hospital São Braz, na rua Paschoal Marquez, centro da cidade. À disposição dos munícipes nos sete dias da semana, gratuitamente, e 24 horas por dia, o serviço conta com uma equipe qualificada, pronta para atender.

A Prefeitura Municipal de Itarana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inaugurou a sede nessa última segunda-feira (08).

Além do prefeito municipal, Vander Patricio, estiveram presentes na cerimônia de inauguração o secretário de estado de Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o presidente do Consórcio Cim Polo Sul, Sergio Farias Fonseca, o presidente da câmara Edvan Piorotti de Queiroz e os demais vereadores, a secretária municipal de Saúde, Vanessa Arrivabene, o chefe de Gabinete, Jacques Fabiano Toniato Gonçalves, o procurador municipal Severino Delai Junior, a secretária municipal de Assistência Social, Sabrina Scardua Fiorotti, a secretária municipal de Administração e Finanças, Roselene Monteiro Zanetti, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Goutierre Jastrow Grinewald, o vice-prefeito e secretário municipal de Transportes, Obras e Serviços Urbanos, Ozéias Baldotto, o presidente da Fundação Médico Assistencial do Trabalhador Rural de Itarana, Ismar Luiz Follador, e outras autoridades.

O SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente às vítimas em situação de urgência ou emergência que possam levar as mesmas ao sofrimento, sequelas ou até mesmo a morte. É um serviço de atendimento pré-hospitalar, visando conectar os socorridos aos recursos necessitados, o mais breve possível.

O serviço não se caracteriza por ser apenas um atendimento pré-hospitalar, mas por ser um serviço complexo, onde uma central de regulação de urgência e emergência composta por médicos reguladores atende toda a demanda do sistema telefônico 192 e define uma hipótese diagnóstica e a complexidade, assim como a prioridade do atendimento, podendo ser fornecida apenas uma orientação médica ou, se necessário, um recurso mais complexo, liberando-se as diferentes viaturas - suporte básico ou suporte avançado.

Segundo informações do Governo, o Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.

O SAMU 192 realiza atendimentos em qualquer lugar, bem como em residências, locais de trabalho e vias públicas. Conta com profissionais médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Nas palavras do prefeito Vander, foi um daqueles dias que voz fica embargada e a emoção toma conta dos nossos sentimentos.

“Quando se há vontade política, coragem e atitude de fazer entregas, mudamos a vida das pessoas. Sonho que se torna realidade, com a implantação da base descentralizada do SAMU 192 a saúde sempre será nossa prioridade. Parabéns povo itaranense, essa vitória é de vocês.”

 

Prefeito Vander Patricio inaugura base descentralizada do SAMU 192

Prefeito Vander Patricio inaugura base descentralizada do SAMU 192

Prefeito Vander Patricio inaugura base descentralizada do SAMU 192

Prefeito Vander Patricio inaugura base descentralizada do SAMU 192


Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação

Contato: (27) 9 9746-6251

comunicacao@itarana.es.gov.br

------

Texto por: Breno Fiorotti Mauri

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter