Home >> Notícias >> Metade da população de Itarana é pomerana

Metade da população de Itarana é pomerana

28/07/2014

Metade da população de Itarana é pomerana

De acordo com matéria publicada pelo jornal A Gazeta no dia 13 de julho, cerca de 145 mil descendentes de germânicos vivem no Espírito Santo. A maioria concentrada em comunidades rurais de 13 municípios capixabas. Em Itarana, metade da população de 10.881 habitantes é pomerana: são cerca de 5.440 descendentes. 

Sobre a vinda dos imigrantes pomeranos para Itarana podemos destacar um trecho da Lei Orgânica Municipal nº 676/2002 de 29/11/2002: “A família Schultz, segundo relatos históricos, foi a primeira a chegar, formando logo uma comunidade de luteranos. A expressão da comunidade formada pelos luteranos ainda hoje conserva os valores e tradições como: a língua, a dança, a culinária e tantos outros que efetivamente deram importante participação no desenvolvimento do Município. Com a chegada dos imigrantes pomeranos, inicia-se também a pluralidade religiosa já que estes trouxeram consigo uma nova religião: a luterana, fundada por Martinho Lutero. Além dos Schultz, outros nomes como Uhlig, Mielke, Brandt e Berger, fazem parte dos anais históricos do Município.”

Aulas de Pomerano
Com o intuito de valorizar e fortalecer a cultura pomerana, a Prefeitura Municipal de Itarana assinou, no dia 7 de junho, um termo de parceria para a implantação do Programa de Educação Escolar Pomerana (PROEPO). A previsão é que as aulas de pomerano comecem no início do próximo ano nas escolas localizadas nas comunidades pomeranas, no interior do município. Na ocasião, assinaram o termo de parceria: Itarana, Afonso Cláudio, Domingos Martins, Laranja da Terra, Pancas, Santa Maria de Jetibá e Vila Pavão.

Confira a versão online da matéria “Cultura Pomerana – A luta para manter viva a tradição”.


Fotos relacionadas:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter