Home >> Notícias >> Jardim Sensorial ajuda crianças a respeitarem o meio ambiente

Jardim Sensorial ajuda crianças a respeitarem o meio ambiente

10/06/2014

Jardim Sensorial ajuda crianças a respeitarem o meio ambiente

Espaço oferecido por escola da rede municipal incentiva os alunos a desenvolverem os sentidos promovendo interação com o meio ambiente

Desde o ano passado a Escola Municipal de Ensino Infantil Padre Bernardo Henrique Niewind conta com um espaço diferenciado para a educação ambiental e sensorial dos alunos. O “Jardim Sensorial” possui diversos tipos de ervas e flores e foi construído pelos alunos e professores utilizando materiais descartáveis.

Cada detalhe do espaço serve como aprendizado para as crianças: nas flores observam as cores, através das ervas desenvolvem o olfato e o paladar e nas folhas o tato, sentindo as diferentes texturas de uma planta para outra. Já com as garrafas pet e os pneus, que servem como suporte para as plantas, eles aprendem como os materiais podem ser reaproveitados ao invés de irem para o lixo.

Para a pedagoga da escola, Nilséia Págel Rodrigues Januth, através do jardim os alunos desenvolvem o respeito ao meio ambiente. “As crianças realmente passaram a gostar do espaço. Eles não arrancam e nem destroem as plantas, aprenderam a preservar”, conclui a pedagoga.  

A escola municipal Padre Bernardo Henrique Niewind fica no centro da cidade e atualmente atende 95 alunos de 4 a 5 anos. 

*O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente, desde a Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, no dia 5 de junho. Segundo o site da Organização das Nações Unidas (ONU) o tema deste ano é “Aumente sua voz, não o nível do mar”, relacionado com as mudanças climáticas do planeta. 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter