Home >> Notícias >> Itaranenses conquistam medalhas em competição mundial de Jiu Jitsu

Itaranenses conquistam medalhas em competição mundial de Jiu Jitsu

28/08/2015

Itaranenses conquistam medalhas em competição mundial de Jiu Jitsu

Os itaranenses Rodrigo Ferrari (39) e Lucas Garcia (16), conquistaram três medalhas no Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Profissional, realizado em Vitória nos dias 15 e 16 de agosto. Rodrigo foi vice-campeão na categoria meio pesado (faixa roxa), enquanto Lucas conquistou duas medalhas, uma de ouro e outra de bronze na categoria juvenil (faixa azul).

Os dois atletas são da equipe Ferrari Bros, escola que há mais de 5 anos ensina o Jiu Jitsu gratuitamente em Itarana. O projeto atende 30 alunos e foi criado pelos irmãos Rodrigo e Tiago Ferrari, que além de atletas também atuam como professores. O principal objetivo deles é promover a inclusão social através do esporte.

Além das medalhas que ficam expostas na parede da Ferrari Bros, a escola também preza pelo desempenho dos alunos fora do tatame. Esse conjunto de cuidados e responsabilidades fizeram a diferença para o estudante do ensino médio, Lucas Garcia. Segundo ele, o esporte provocou mudanças significativas em seu dia a dia.

“Melhorei meu comportamento, foco, disciplina e o respeito pelo próximo”, explica. Ele iniciou no projeto em 2012 e até o mês de agosto desse ano já contabiliza 6 medalhas em competições diversas. “Em uma cidade com poucos habitantes como Itarana, ter um projeto como esse é uma oportunidade única”, disse Lucas.

O professor Rodrigo, que há mais de 15 anos pratica artes marciais, conta que já teve até alunos que conseguiram abandonar o vício das drogas através do projeto. “Nós não cobramos financeiramente, mas cobramos desempenho escolar, disciplina, uma convivência saudável com as pessoas e responsabilidades”, explica o professor. Outra exigência é não se envolver em brigas e lutas fora da escola, ato que exclui automaticamente o atleta da equipe.  

A Ferrari Bros atende gratuitamente homens e mulheres a partir dos 14 anos. Quem tiver interesse em praticar o esporte pode entrar em contato com a Escola (ao lado do restaurante Ferrari). As aulas, que acontecem três vezes por semana, são uma oportunidade para aprender os princípios das artes marciais, técnicas de defesa pessoal, além de poder participar de competições. O projeto recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Itarana.

O Jiu Jitsu é conhecido por ser o esporte que possibilita “o fraco vencer o mais forte”, usando golpes que exigem mais agilidade e inteligência do que apenas a força física. É uma arte marcial que utiliza como principais técnicas golpes para derrubar e dominar o oponente.    


Fotos relacionadas:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter