Home >> Notícias >> Itarana tem 23 casos confirmados de dengue

Itarana tem 23 casos confirmados de dengue

18/03/2015

Itarana tem 23 casos confirmados de dengue

Desde janeiro de 2015 foram 55 notificações e 23 casos já confirmados no município.

 

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Itarana, o município apresenta desde janeiro deste ano 23 casos confirmados de dengue. A maioria das ocorrências foram registradas no início do mês de março, em moradores da Cohab e da Sede.

Para impedir o avanço da doença a Secretaria de Saúde realizou o bloqueio com UBV Leve, mais conhecido como fumacê. O procedimento, utilizado para cortar a transmissão da doença, teve início no dia 10 de março na Cohab e nos quarteirões adjacentes.  

De acordo com o Secretário de Saúde, Luis Cláudio Coan, só neste ano já foram localizados 23 focos do mosquito Aedes aegypti. Até o dia 10 março os Agentes de Controle de Endemias inspecionaram 1.917 imóveis. Ao todo 5.529 depósitos, locais propícios ao foco do mosquito, foram vistoriados.

“A Secretária de Saúde seguiu todas as etapas de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Desde o ano passado estamos realizando ações de conscientização, além de visitas periódicas dos agentes de endemias às residências, juntamente com os agentes comunitários de Saúde. Com o aumento dos casos positivos da doença já foram realizadas duas etapas de bloqueio de transmissão viral, com o UBV Leve”, explica o Secretário de Saúde.  

Sintomas da doença

Toda a população deve ficar atenta aos sintomas da dengue: febre repentina acima de 38º, dor nas juntas, manchas avermelhadas, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, falta de apetite e desânimo. A orientação é evitar a automedicação e procurar imediatamente o Hospital São Braz ou a Unidade de Saúde Drº. Gilmar José Bridi. 

Prevenção e combate à Dengue

A melhor forma de combater a Dengue é a prevenção. Para isso é necessário não deixar acumular água em recipientes como latas, copos plásticos, vasos de plantas, pneus, lixeiras, entre outros.

Também é importante realizar a limpeza de caixas d´água e reservatórios além de mantê-los bem fechados. Os reservatórios de água das geladeiras também devem ser limpos, de preferência semanalmente. 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter