Home >> Notícias >> Idosos participam de evento sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social

Idosos participam de evento sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social

17/06/2021

Idosos participam de evento sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promoveu no dia 15 de junho, um evento sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa desde 2006.

Participaram do momento o prefeito municipal, Vander Patricio, o chefe de gabinete, Jacques Fabiano Toniato Gonçalves, a secretária municipal de Assistência Social, Sabrina Scardua Fiorotti e a equipe técnica do CREAS, incluindo a coordenadora, Débora Arrivabene, a assistente social, Cynthia Rachel Gonzaga Oliveira, a psicóloga, Juliana Pereira Nunes, e demais funcionários do setor. Também, como convidada, participou a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Ariélla Claudia Adami de Oliveira.

A mobilização teve como objetivo despertar na sociedade o processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo, em especial neste período de crise sanitária.

O evento trouxe os idosos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa, desenvolvendo diversas atividades, entre elas a produção de um vídeo para divulgação da campanha. A psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Ariélla Claudia Adami de Oliveira, ministrou uma palestra com o tema: “Cuidados e Impactos da Pandemia”, onde o assunto abordado fez uma reflexão sobre os efeitos do isolamento social na saúde mental.

Ainda foi reforçado os diferentes tipos de violências sofridas pelos idosos, sendo elas: a física, a sexual, a econômica/financeira, a psicológica, o rompimento de vínculos, o abandono e a negligência.

Respeitando as medidas sanitárias contra a contaminação da Covid-19, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos organizou a ida da Terceira Idade ao Centro Público de Convivência “Maria de Lurdes de Castro de Martin”, incluindo todas as precauções com o uso de máscara e distanciamento social.

O prefeito, Vander Patricio, iniciou os trabalhos deste dia conversando com o público presente sobre o quão prejudicial são os maus tratos sofridos pelos idosos, afetando diretamente a vida de cada um. Ainda, destacou a valorização da pessoa idosa e os trabalhos desenvolvidos pelo município em prol do grupo da melhor idade.

Confira o vídeo de divulgação da campanha publicado na rede social:

A violência contra os idosos é crime e precisa ser denunciada. Em Itarana, as denúncias são sigilosas, basta entrar em contato com o CREAS através do telefone (27) 3720-1736, pelo e-mail: creas@itarana.es.gov.br e pelo canal Disque 100, Ministério Público e Delegacia de Polícia.

Veja as fotos do evento:

 


Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação

Contato: (27) 9 9746-6251

comunicacao@itarana.es.gov.br

------

Texto por: Breno Fiorotti Mauri

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter