Home >> Notícias >> Estreia do bloco Boi Juruba reuniu foliões em Itarana

24/01/2018

Estreia do bloco Boi Juruba reuniu foliões em Itarana

Uma tradição que já acontece há mais de 70 anos em Itarana, o bloco Boi Juruba, também conhecido como Boi Janeiro, reuniu foliões na noite de estreia, nesta terça-feira (23). Seguindo a tradição o bloco iniciou na casa da Dona Mariota, que é quem há muitos anos costura as vestes do Boi.

Os componentes do bloco estavam usando camisas estilo abada, adquiridas pela Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo de Itarana, que também apoia a tradição dando manutenção nos instrumentos musicais utilizados.

Os integrantes foram acompanhados por foliões e pela Polícia Militar durante o trajeto, que inclui as principais vias do centro passando também pela rua do Triunfo. O Bloco sai de terça a sábado, a partir das 19h30min, iniciando e terminando o trajeto na Praça Ana Mattos.

Manifestação Cultural

O Boi Juruba, também chamado de Boi Janeiro, foi reconhecido como manifestação cultural popular em 2015, através Lei Municipal Nº 1143/2015. O nome Juruba é uma alusão a jurubeba, bebida típica entre os instrumentistas e componentes do bloco.