Home >> Notícias >> Estão abertas as inscrições para a 1ª fase do Projeto CNH Social do Detran

Estão abertas as inscrições para a 1ª fase do Projeto CNH Social do Detran

30/03/2021

Estão abertas as inscrições para a 1ª fase do Projeto CNH Social do Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgou na manhã de ontem (29) o início das inscrições para o Projeto Estadual CNH Social 2021, que fornece carteiras de motorista de graça para moradores do Espírito Santo.

São mais de 3 mil vagas para a 1ª fase do programa, tendo anunciado também para este ano a oferta de mais 2.500 vagas na 2ª fase do programa, em junho, e outras 2.500 na 3ª fase, em setembro, totalizando 8 mil carteiras de motorista e um investimento de R$ 11 milhões em 2021.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Detran (https://detran.es.gov.br/cnhsocial), no período de 29 de março até o dia 07 de abril. As oportunidades são para a primeira Carteira Nacional de Habilitação, nas categorias A ou B, bem como, para a adição das categorias A ou B e mudança para as categorias D ou E. O resultado da 1ª fase será divulgado no site do Detran|ES no dia 13 de abril, às 12h.

Para se inscrever, é necessário que o interessado esteja registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com os dados atualizados nos últimos 24 meses até o dia 12 de fevereiro de 2021, além de ter 18 anos completos no momento da inscrição, residir no Espírito Santo, ter renda familiar de até dois salários mínimos e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH. Serão reservadas 5% das inscrições para as pessoas com deficiência.

O candidato poderá obter os dados do seu cadastro único e o NIS pelo aplicativo "Meu CadUnico" ou através do site: https://meucadunico.cidadania.gov.br. Caso o interessado não tenha o Cadastro Único não será possível fazer a inscrição nesta etapa.

O programa passou a contar, a partir de 2019, com um novo formato, sendo composto por três etapas: a Etapa de Formação, que compreende o processo de habilitação, de acordo com a legislação nacional.

Após obter a habilitação, os beneficiários passam pela Etapa de Sensibilização pela Vida no Trânsito, que tem o objetivo de impactar os novos condutores e aqueles que fazem adição ou mudança de categoria sobre os riscos e consequências de atos indevidos nas vias, para que os beneficiários possam se comprometer em conduzir com prudência e responsabilidade no trânsito.

Aqueles que tiverem interesse também poderão passar pela Etapa de Capacitação, que oferece Cursos Especializados e atualização para condutores profissionais visando a capacitar e qualificar os condutores a fim de profissionalizá-los, aumentando, assim, a empregabilidade. São oferecidos os seguintes Cursos Especializados: Transporte de Produtos Perigosos, Transporte de Escolar, Transporte de Passageiros, Transporte de Carga Indivisível e Transporte de Veículos de Emergência.

Informações disponíveis em: https://detran.es.gov.br/

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter