Home >> Notícias >> Escola municipal utiliza a copa do mundo para ensinar os alunos

Escola municipal utiliza a copa do mundo para ensinar os alunos

24/06/2014

Escola municipal utiliza a copa do mundo para ensinar os alunos

 

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro e neste ano o Brasil está sediando o evento mais importante para este esporte. Diante dessa realidade a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiza Grimaldi propôs aos alunos uma nova forma de aprender matérias como a matemática, o português e a geografia. Através do projeto “Copa do Mundo”, os alunos tiveram a oportunidade de estudar o conteúdo das disciplinas de uma maneira mais interativa e prazerosa além de desenvolver o patriotismo.

Durante a execução do projeto os professores constataram uma maior interação e interesse pela escola por parte dos alunos. Para a professora de alfabetização, Zilda Aparecida Martins, é mais prazeroso para o estudante aprender o conteúdo através de atividades relacionadas com o cotidiano. “Me surpreendi com um aluno que sempre foi tímido. Ele se interessou pelas atividades e trouxe uma notícia sobre a copa para compartilhar com os colegas”, comemora a professora.

Os conteúdos programáticos de todas as turmas foram adequados ao tema possibilitando o desenvolvimento de diversas atividades dentro das disciplinas. Por exemplo, na área de geografia os alunos realizaram pesquisas sobre as características culturais, sociais, econômicas e físicas dos países que participam do evento. Em ciências estudaram a preparação física e a alimentação dos atletas. Em geometria compreenderam as dimensões dos campos de futebol e dos estádios. Nas aulas de português leram notícias, desenvolveram murais e aprenderam expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário.

O empenho dos alunos para desenvolver as atividades dentro da sala de aula pode ser conferido pelos corredores da escola, que estão enfeitados com diversos trabalhos produzidos por eles. Cartazes, notícias, pesquisas e trabalhos artísticos se destacam nas paredes revelando que a escola pode oferecer mais do que o ensino tradicional.

Além de desenvolver as habilidades e adquirir conhecimento através de propostas diferentes os alunos também foram incentivados a desenvolver o patriotismo. Para conhecer melhor o país sede da Copa do Mundo eles realizaram pesquisas sobre os aspectos físicos, sociais, culturais, econômicos e humanos do Brasil. Também foram incentivados a torcer pela Seleção Brasileira e a compartilhar com os colegas as impressões sobre as partidas de futebol na Copa.

Para os alunos das séries iniciais, foi preciso desenvolver também atividades sobre identidade, já que os pequenos ainda não compreendiam os significados de município, estado e país. Nesse sentido podemos destacar o poema escrito pela aluna do 6º ano, Joana Delboni Fardim, dentro da disciplina de artes:

Eu conheci um país bem diferente
Me apaixonei
E foi assim
com muita gente
Esse país é o Brasil
 que vai sediar a copa!

Desde o mês de maio, quando o projeto teve início, uma turma da escola é responsável para fazer o direcionamento da entrada. Uma vez por semana os alunos, com auxílio dos professores, promovem apresentação de danças, poemas entre outras atividades para toda a escola.

Os 540 alunos, de 6 a 14 anos, atendidos pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiza Grimaldi continuam as atividades propostas pelo projeto “Copa do Mundo” até o mês de julho, quando o evento futebolístico chega ao fim.


Fotos relacionadas:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter