Home >> Notícias >> Empreendedores do setor turístico participaram de reunião sobre o Cadastur

Empreendedores do setor turístico participaram de reunião sobre o Cadastur

18/10/2018

Empreendedores do setor turístico participaram de reunião sobre o Cadastur

Foi realizada nesta quarta-feira (17), no auditório da Unidade de Saúde Dr Gilmar José Bridi, na sede, uma reunião sobre o Cadastur, que é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo de Itarana (Sedecult), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que disponibilizou um servidor para abordar o tema.

O Cadastur, que é executado pelo Ministério do Turismo, oferece diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados, além de ser uma importante fonte de consulta para o turista.

De acordo com as Leis nº 11.771/08 e nº 8.623/93, o cadastro é obrigatório para algumas atividades como meio de hospedagem, transportadora turística, organizadora de eventos, e facultativa para outras como restaurantes, cafeterias, bares, centro de convenções e prestador de infraestrutura para eventos.

Empreendedores do setor turístico participaram de reunião sobre o Cadastur

Após conhecer as vantagens e oportunidades oferecidas pelo Cadastur, a empresária itaranense Cristiane Fiorotti decidiu realizar o cadastro de seus empreendimentos. Ela atua na indústria de pães e macarrão e também no comércio, com uma loja que vende diversos produtos da região. “Eu ainda não conhecia esse programa. Vou fazer o meu cadastro. Eu acho que ajuda sim. Como o palestrante falou a gente acaba existindo como turismo”, explicou.

O cadastro é gratuito e feito totalmente de forma virtual através do site www.cadastur.turismo.gov.br. Basta seguir as instruções da plataforma e preencher o formulário eletrônico. Após o envio da solicitação, o cadastro passará por uma análise e o proponente aceito receberá um certificado.

Dúvidas sobre o Cadastur podem ser esclarecidas na Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo de Itarana (Sedecult), que está funcionando temporariamente em novo endereço: Rua Elias Estevão Colnago, Centro (ao lado da Prefeitura), de segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 16h30. Telefone: (27) 3750-1435, sedecult@itarana.es.gov.br.

Empreendedores do setor turístico participaram de reunião sobre o Cadastur

Benefícios do Cadastur

- Incentivos à participação em programas e projetos do Governo Federal;

- Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo;

- Acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais;

- Apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo;

- Visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter