Home >> Notícias >> Dia do Idoso: Exercício físico aumenta a qualidade de vida na melhor idade

Dia do Idoso: Exercício físico aumenta a qualidade de vida na melhor idade

14/10/2014

Dia do Idoso: Exercício físico aumenta a qualidade de vida na melhor idade

A prática de atividades físicas está cada vez mais associada a qualidade de vida. Na melhor idade não poderia ser diferente: quem pratica algum exercício alcança benefícios importantes para a saúde. A costureira Carmelita Coan de 71 anos não abre mão do seu bem estar. Três vezes por semana ela participa das aulas de ginástica oferecidas pela Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo de Itarana especialmente para os maiores de 60 anos.

Para ela a atividade física trouxe mais disposição para trabalhar e executar as tarefas do dia a dia. “Me sinto bem. A disposição melhorou.” Ela também é adepta da bicicleta, que além de ajudar a manter a forma física é um meio de locomoção sustentável que não prejudica o meio ambiente. “Meu carro é a bicicleta e de bicicleta eu vou longe”, argumenta.

A costureira, que é mãe de 7 filhos e avó de 6 netos, espera manter a saúde no futuro e deixa um conselho para os mais jovens que assim como ela, querem ter uma vida saudável e chegar até a terceira idade em plena forma física: “É muito bom praticar uma atividade física e manter distância dos vícios em drogas e bebias alcóolicas. Estudar também é muito importante”, ensina Carmelita.

Ginástica para a Melhor Idade

Cerca de 97 idosos estão inscritos no projeto municipal “De Bem com a Vida” que oferece aulas na segunda, quarta e quinta-feira, às 7 horas e às 16 horas e 30 minutos, no Ginásio Poliesportivo de Itarana. Segundo a professora Indiara Rockffeller os exercícios são realizados com auxílio de halteres, caneleiras e faixas elásticas visando o fortalecimento muscular que tende a diminuir com a idade. Além disso o grupo também faz uma caminhada após os exercícios.

A professora ainda reforça que a prática de exercícios beneficia tanto a saúde física como a saúde mental. “Exercício físico ajuda a controlar o peso, diminuir o risco de doenças cardiovasculares, reduzir o risco de diabetes tipo 2, diminuir o risco de alguns tipos de câncer, fortalecer os ossos e músculos, melhorar a saúde mental e o humor, melhorar a capacidade de realizar atividades cotidianas e aumentar a chances de viver mais”, explica.

As aulas são gratuitas e quem tiver interesse em participar pode se inscrever na Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo de Itarana (anexo ao Ginásio Poliesportivo).

Dia do Idoso

No dia 1º de outubro é comemorado o dia do Idoso. A data é o marco para a aprovação do Estatuto do Idoso, regulamentado pela Lei 10.741 que dispõe sobre os diretos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Para comemorar esse dia a Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo de Itarana reuniu o grupo da melhor idade para um café da manhã. 

Confira as fotografias!


Fotos relacionadas:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter