Home >> Notícias >> Desfile Histórico Cultural marcou os 51 anos de Emancipação Política de Itarana

Desfile Histórico Cultural marcou os 51 anos de Emancipação Política de Itarana

24/04/2015

Desfile Histórico Cultural marcou os 51 anos de Emancipação Política de Itarana

Na manhã do dia 18 de abril deste ano, data em que o município de Itarana completou 51 anos de Emancipação Política, foi realizado pela segunda vez o Desfile Histórico Cultural pelas ruas da cidade. Nesta edição o tema “Religiosidade, Cultura e Economia” foi abordado pelas escolas da rede municipal e estadual com a participação do comércio, igrejas, entidades e grupos locais.

Durante o percurso do desfile, que teve início no Posto Mattedi seguindo até o Ginásio Poliesportivo de Itarana, foram retratadas diversas características do município, entre elas a imigração, o carnaval, a agricultura, a agroindústria, os costumes e as tradições. A estimativa é que cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes, professores e convidados, tenham desfilado.

Além dos trajes e dos objetos usados pelos alunos, os carros, bicicletas e tratores antigos também chamaram a atenção do público. Do mesmo modo uma junta de boi, utilizada antigamente na agricultura e no transporte de alimentos, por exemplo, fez parte da encenação.

As profissões exercidas no município também foram retratadas, inclusive aquelas que já não são mais desenvolvidas, como a dos telefonistas que trabalharam no Posto Telefônico de Itarana, extinto em 1988. Outro destaque deste ano foi a participação do comércio local, que além de enfeitar as lojas também levou os funcionários para o desfile.    

Desfile foi encerrado com solenidade e apresentações das escolas

Após o desfile foi realizada uma solenidade no Ginásio Poliesportivo que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito e a vice prefeita de Itarana, vereadores, deputados e secretários. As diretoras das escolas do município também foram convidadas para compor a mesa.

Em seu discurso, o prefeito Ademar Schneider destacou o esforço dos alunos, dos professores, da diretoria das escolas e de todos os servidores que contribuíram com a realização do evento.

Durante a solenidade o mestre de cerimônias, Pedro De Martin, foi homenageado por ter nascido no mesmo dia do município, em 18 de abril de 1964. Na sequência, todas as escolas se apresentaram no palco do ginásio ressaltando algumas características abordadas durante o desfile. O grupo de danças Frau Karolin, a Ordem Demolay e o Grupo de Danças Municipal Infinity Dance Girls também prestaram sua homenagem a Itarana.

O Desfile Histórico Cultural é organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Itarana, com apoio da Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo e a participação de todas as escolas municipais e estaduais do município. O evento teve sua primeira edição em 2014.

 Confira as fotografias: GALERIA DE FOTOS!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter