Home >> Notícias >> Curso promove o incentivo na produção do café de qualidade

15/08/2019

Curso promove o incentivo na produção do café de qualidade

Com a qualidade do café se tornando cada vez mais indispensável para o consumidor, a Prefeitura Municipal de Itarana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semama) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) de Itarana, irão realizar o 1º Curso de Análise Sensorial do Café. A iniciativa visa aprimorar os conhecimentos nessa cultura, abordando suas características, habilidades sensoriais e gustativas, além da degustação do café. Acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto, no Antigo IBC (situado atrás da Unidade de Saúde Dr. “Gilmar José Bridi”), no horário de 08h às 17h.

O curso será baseado em um entendimento da análise sensorial, com foco em treinamento de degustação de alimentos, selecionados com características semelhantes ao que encontramos no café. O participante entenderá a percepção de cada característica que o compõe, como: acidez, corpo, doçura e retrogosto.

Além disso, esse curso vai fornecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da atividade no município, com isso implicará no aumento de renda e consequentemente a qualidade de vida dos agricultores. Assim, o proposto se faz necessário considerando o aumento das exigências em termos de qualidade por parte do consumidor, e da necessidade de o produtor aprender reconhecer seu produto, a fim de garantias de preços e uma melhor assistência técnica voltada aos agricultores que cultivam e fazem o café de qualidade.

O curso é gratuito e voltado para os produtores de café do município de Itarana e técnicos da área. Para participar basta fazer sua inscrição na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, localizada Rua Paschoal Márquez, S/N, centro. Informações pelo telefone (27) 3720-1103, ou pelo e-mail: semama@itarana.es.gov.br.

1º Curso de Análise Sensorial do Café

Dia: 20 e 21 de agosto de 2019

Local: Antigo IBC (localizado atrás da Unidade de Saúde Dr. “Gilmar José Bridi”)

Horário: 08h às 17h

Realização: Prefeitura Municipal de Itarana por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) de Itarana.