Home >> Notícias >> Coleta Seletiva de Itarana começa em agosto

Coleta Seletiva de Itarana começa em agosto

24/07/2014

Coleta Seletiva de Itarana começa em agosto

Na noite da última quarta-feira (23), a Prefeitura Municipal de Itarana lançou a Coleta Seletiva do lixo no município. Durante o evento a população pode conhecer e esclarecer dúvidas sobre o programa que terá início a partir do dia 18 de agosto deste ano.

Na abertura do evento, que aconteceu no auditório da Escola Municipal Luiza Grimaldi, o Prefeito Ademar Schneider destacou que o programa está sendo implantado no município seguindo o que determina a Lei Federal Nº 12.305/2010, que estabelece a política nacional de resíduos sólidos, e os critérios do Termo de Conduta Ambiental (TCA).

 “A Coleta Seletiva vai ser muito importante para o nosso município, e para dar certo dependemos do empenho dos moradores e dos comerciantes. Nós contamos com a colaboração de todos e nos colocamos à disposição da população para esclarecer todas as dúvidas”, disse o Prefeito.

O Secretário de Transportes, Obras e Serviços Urbanos, Francisco André Fiorotti, mais conhecido como Lambari, destacou que o município tem metas a serem cumpridas e que outras ações para o reaproveitamento do lixo ainda serão implantadas. “A Coleta Seletiva é o primeiro passo que estamos dando. A princípio vamos começar pelos bairros do centro, mas em breve iremos expandir para todo o município”, explica. 

Após as falas oficiais, o biólogo, Paulo Sérgio Milli, e o engenheiro agrônomo, André Linhalis Piedade, ambos servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, fizeram uma apresentação para esclarecer os paradigmas da Coleta Seletiva. Durante a exposição algumas dúvidas foram apresentadas pelos participantes, como por exemplo, quais são os tipos de materiais destinados a reciclagem e como separá-los adequadamente. Outra questão levantada foi o descarte de materiais potencialmente poluidores, como pilhas e baterias.

A Coleta Seletiva e o destino do lixo

O lixo, que também é conhecido como resíduo, pode ser dividido em Úmido e Seco. O Lixo seco (exemplos: papéis, latas de alumínio, recipientes de vidros e garrafas pets) é aquele que pode ser reaproveitado através do processo de reciclagem, já o lixo úmido (exemplos: restos de alimentos, papel higiênico, guardanapos e fraldas descartáveis) é formado por materiais não recicláveis.

Com a Coleta Seletiva esses dois tipos de resíduos recebem destinos diferentes, por isso é necessário separá-los. A separação dos resíduos deve ser feita pelos moradores e pelos comerciantes. Para facilitar o processo a dica é utilizar duas lixeiras destinadas para cada tipo de lixo.

Enquanto o lixo úmido continuará sendo recolhido pela Prefeitura nos pontos de coleta dos bairros e destinado ao aterro sanitário, o lixo seco será encaminhado para a reciclagem, diminuindo a poluição do meio ambiente e reduzindo a utilização de recursos naturais. 

Depois de selecionados, os resíduos secos devem ser depositados pelos moradores em um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), espalhados pela cidade. Esses resíduos serão encaminhados para a Associação de Catadores de Itarana (ACI), onde será feita a triagem do material para que o mesmo receba o destino adequado: a reciclagem.

Os resíduos potencialmente poluentes como pilhas, baterias, pneus e lâmpadas florescentes devem ser devolvidos nos locais onde foram adquiridos para serem recolhidos pelos fabricantes. Esse tipo de material não deve ser descartado junto ao lixo comum pois pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente.

As dúvidas sobre a Coleta Seletiva podem ser esclarecidas na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (27 3720-1193) e na Secretaria Municipal de Transportes, Obras e Serviços Urbanos (27 3720-1194).

Confira o folder informativo da Coleta Seletiva (ANEXO) e as fotografias do evento de lançamento do programa!


Fotos relacionadas:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter