Home >> Notícias >> Campanha de vacinação contra Sarampo, Poliomielite e dTpa começa em Itarana

Campanha de vacinação contra Sarampo, Poliomielite e dTpa começa em Itarana

06/11/2014

Campanha de vacinação contra Sarampo, Poliomielite e dTpa começa em Itarana

A Secretaria Municipal de Saúde de Itarana está organizando a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, a Poliomielite e a dTpa. No município a ação teve início na segunda-feira (03) e será encerrada no dia 28 de novembro.

Devem ser vacinadas gestantes e crianças de seis meses até os 4 anos 11 meses e 29 dias. As vacinas estão disponíveis na Unidade de Saúde Drº Gilmar José Bridi, também conhecida como Unidade Nova.

Outra oportunidade para obter a imunização é durante o dia “D”, que será realizado no sábado (08), na praça Ana Mattos, de 08 às 16 horas. É necessário levar o cartão de vacinação.

Saiba mais sobre as doenças

Sarampo

O Sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus. É transmitido por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é de cerca de 12 dias, e a transmissão pode ocorrer antes dos sintomas aparecerem. O Sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes pode provocar aborto ou parto prematuro.

Poliomielite

Também conhecida como Paralisia Infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus. Pode infectar crianças e adultos através do contato direto com as fezes ou secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas. Pode provocar ou não a paralisia.

dTpa

Também conhecida como Tétano, é uma doença infecciosa grave, não contagiosa produzida pela bactéria Clostridium tetani. Essa bactéria é encontrada nas fezes de animais e humanos, na terra, nas plantas e em objetos e pode contaminar as pessoas através de lesões na pele (feridas, arranhaduras, etc).

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter