Home >> Notícias >> Caminhada à Capela de Santa Luzia pretende impulsionar o turismo de Itarana na próxima sexta-feira

Caminhada à Capela de Santa Luzia pretende impulsionar o turismo de Itarana na próxima sexta-feira

09/12/2019

Caminhada à Capela de Santa Luzia pretende impulsionar o turismo de Itarana na próxima sexta-feira

A Prefeitura Municipal de Itarana, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo (Sedecult), em parceria com o Grupo de Caminhada Guardiões das Trilhas, realiza a 1ª Caminhada de Santa Luzia nesta sexta-feira (13), com destino à Capela de Santa Luzia, localizada na comunidade de Alto Toma Vento. A iniciativa é uma ação para fortalecer o turismo, proporcionar momentos de lazer, descontração e o contato direto com a natureza, além de prestigiar a celebração religiosa em comemoração ao dia de Santa Luzia.

A saída será às 5 horas, em frente ao “Posto Ipê”, onde haverá um café da manhã. Além disso, dois pontos de apoio com água e transporte estarão disponíveis para os participantes durante o trajeto. Serão percorridos 18 quilômetros desde a sede do município até o local pretendido, compreendendo uma rota adentro das comunidades da Praça Oito e Limoeiro do Caravágio, seguindo por uma estrada de chão.

Em conversa com o secretário Municipal da pasta, Rodrigo Pereira Piacentini, o mesmo destacou os objetivos a serem alcançados com a atividade. “A caminhada é um exercício que melhora a saúde e gera uma melhor qualidade de vida para os praticantes. Nós esperamos que esta ideia se torne frequente e tradicional, assim a população estará conhecendo ainda mais os atrativos turísticos do nosso município, divulgando nosso lugar”, completa.

Para participar não é necessário realizar inscrição prévia, basta comparecer no local e na hora marcada e contar com a disposição. Contamos com a sua participação!

 

SOBRE A CAPELA DE SANTA LUZIA

* Conhecida por sua arquitetura peculiar e pela beleza natural de seu entorno, a Capela de Santa Luzia está localizada no cume de uma grande pedra a 935 metros de altitude, com uma ampla visão para a Pedra da Onça e para as comunidades de Toma Vento e Alto de Santa Maria. No local é possível desfrutar de um belíssimo pôr do sol, um verdadeiro espetáculo da natureza.

O seu passado histórico e religioso se faz presente desde o século XX, uma vez que foi encomendada em 1936 pelas famílias Furlan, Passamaia e Zanotti com o intuito de substituir uma capelinha de madeira construída em devoção a Santa Luzia. A obra foi concluída em 1946, tendo sua estrutura toda edificada com pedras. A celebração religiosa mais tradicional acontece no dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia. Está localizada no município de Itarana bem próxima ao limite territorial com Santa Teresa. O acesso é por estrada de terra e possuí trechos íngremes que exigem atenção dos motoristas.

Disponível em: https://www.itarana.es.gov.br/portal/atrativos-turisticos

 

SERVIÇO

 

Caminhada de Santa Luzia

 

Data: 13/12/2019

Local: Saída em frente ao “Posto Ipê”

Horário: 5 horas

 

Para mais informações entre em contato com a Sedecult através do telefone (27) 3720-1435, ou por e-mail: culturaturismo@itarana.es.gov.br.

 

Caminhada à Capela de Santa Luzia pretende impulsionar o turismo de Itarana na próxima sexta-feira

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter