Home >> Notícias >> Caixas secas são construídas em Itarana para minimizar os impactos da chuva

Caixas secas são construídas em Itarana para minimizar os impactos da chuva

10/11/2014

Caixas secas são construídas em Itarana para minimizar os impactos da chuva

Para diminuir o assoreamento dos rios e conservar as estradas do município a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itarana está construindo caixas secas. A técnica consiste em cavar buracos nas encostas das estradas, principalmente em regiões de declive, para conter a água da chuva.

Além de conter a água, impedindo a erosão das estradas, as caixas também retêm terra, que com a força das chuvas podem se deslocar até rios e córregos assoreando os mesmos. Outro benefício é que a água contida é absorvida pelo lençol freático contribuindo para o aumento da umidade.  

Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcos Ferrari, cerca de 165 caixas secas já foram construídas e cerca de 115 foram limpas nas localidades de Córrego Ferrugem, Córrego do Penedo, Santo Antônio do Sossego, Itaraninha, Santa Joana, Serra da Matutina, Loriato, Santa Rosa, Barra Encoberta, Barra de Jatibocas e Bela Veneza.

A previsão é que até o final do ano outras localidades sejam atendidas como: Jatibocas, Santa Helena e Limoeiro de Santo Antônio. Além da construção de novas caixas também estão sendo realizados serviços de limpeza das caixas construídas no ano passado. 


Fotos relacionadas:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter