Home >> Notícias >> Biblioteca Municipal de Itarana adere a Campanha “Quarentena Literária” e aguarda pelos seus vídeos de incentivo à leitura

Biblioteca Municipal de Itarana adere a Campanha “Quarentena Literária” e aguarda pelos seus vídeos de incentivo à leitura

15/06/2020

Biblioteca Municipal de Itarana adere a Campanha “Quarentena Literária” e aguarda pelos seus vídeos de incentivo à leitura

Já que a recomendação é ficar em casa, que tal um movimento literário capixaba?

 

Vamos aumentar o número de leitores e colocar em dia nossas leituras nessa quarentena?

 

É com muita alegria que lançamos a Campanha "Quarentena Literária", idealizada pela Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo (SECULT)!

A Biblioteca Pública Municipal de Itarana convida a todos a fazerem parte desse movimento literário!

Para participar curta nossas redes sociais, poste seu vídeo de até 3 minutos no seu feed ou linha do tempo e utilize as hashtag's:

#quarentenaliterariabpes

#bibliotecasdoespiritosanto

#bibliotecamunicipaldeitarana

No vídeo, compartilhe seu momento de leitura sozinho ou com sua família, seja contando histórias, apresentando dicas de leitura ou seu livro preferido! Capriche no seu recado e incentive a leitura!

Confira o regulamento disponível para saber como funcionará o movimento!

Leia, ame e indique para todo mundo!

O Movimento sorteará ao final da campanha 30 (trinta) participantes de todo o Espírito Santo, que ganharão brindes relacionados a leitura e tecnologia!

 

Sobre a Campanha Quarentena Literária

 

A SECULT, por meio da Gerência do Sistema de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo, lança uma campanha de incentivo à leitura denominada "Quarentena Literária", que receberão vídeos caseiros de capixabas compartilhando leituras, histórias, indicações de livros e expressão literária.

O objetivo da ação é incentivar um movimento literário, criativo e com protagonismo infantil, juvenil e adulto, seja individual ou em família, favorecendo a continuidade da difusão da literatura, impactando positivamente as pessoas afetadas pelas medidas de isolamento e distanciamento social adotadas pelo Governo, necessárias neste momento de reclusão pela pandemia do novo coronavírus.

A campanha inicia em 07 de maio e termina em outubro de 2020 (ou pós-pandemia), tendo como público-alvo as crianças na faixa etária de 3 a 10 anos, na categoria infantil, de 11 a 17 anos, na categoria juvenil, e a maiores de 18 anos, na categoria adulta. Podem participar qualquer pessoa, servidor, e até o próprio representante da Biblioteca.

Para participar da Campanha, é necessário que o interessado tenha uma conta nas redes sociais Facebook ou Instagram, devendo postar o vídeo produzido no seu “feed” ou “linha do tempo”, curtir o Instagram @bibliotecas.es e marcar o vídeo com as seguintes hashtag’s: #quarentenaliterariabpes e #bibliotecasdoespiritosanto.

 

O vídeo precisa durar até 3 minutos e apresentar temática de incentivo à leitura, como por exemplo:

 

- Crianças, jovens e adultos lendo em voz alta;

- Pais lendo para crianças;                     

- Bebês interagindo com a leitura e livros;

- Leitura de trecho de livro preferido;

- Dica(s) de livros;

- Resenhas literárias curtas;

- Contação de histórias;

- Leitura dramatizada;

- Leitura cantada;

- Utilização de instrumento musical ou fantoches;

- Entre outras formas criativas e que representem intervenções literárias, tanto na forma individual ou em grupo.

 

Alguns vídeos poderão ter destaque nas redes sociais da SECULT e Gerência de Bibliotecas.

E terá premiação ao final do movimento: a Campanha irá premiar 30 (trinta) participações de vídeo com as hashtag’s #quarentenaliterariabpes e #bibliotecasdoespiritosanto, sendo 10 (dez) na categoria infantil, 10 (dez) na categoria juvenil e 10 (dez) na categoria adulto. O sorteio ocorrerá após o encerramento da Campanha, com data a ser definida e antecipadamente divulgada nas redes sociais da SECULT e Gerência do Sistema de Bibliotecas. Os premiados receberão um kit de itens relacionados a leitura e tecnologia, para fomento e valorização da leitura na formação do indivíduo.

Para compor os kit's que premiarão trinta vídeos, foram escolhidas obras clássicas, populares e grandes incentivadoras da leitura, ideais para o período atual vivido, como O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry; Turma da Mônica, de Maurício de Souza e Harry Potter, de J. K. Rowling.

Já a categoria adulta irá ser premiada com livros diversos, doados pelos escritores no Lançamento Coletivo de livros premiados no edital de literatura da SECULT, evento realizado em novembro de 2019, onde 17 autores lançaram suas obras e distribuíram gratuitamente para o público presente. Além dos livros, outros itens relacionados a leitura e tecnologia farão parte do Kit.

A expectativa para a Campanha é movimentar a literatura entre as pessoas, aumentar o número de leitores e colocar em dia as leituras das famílias nesse período, com publicações que as pessoas possuem em casa.

 

ACESSE A PUBLICAÇÃO DA CAMPANHA

ACESSE O REGULAMENTO DA CAMPANHA

ACESSO A LISTA DE PREMIAÇÕES DA CAMPANHA

 

Biblioteca Municipal de Itarana adere a Campanha “Quarentena Literária” e aguarda pelos seus vídeos de incentivo à leitura

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter