Home >> Notícias >> Aulas da rede municipal de ensino iniciam no dia 05 de fevereiro

Aulas da rede municipal de ensino iniciam no dia 05 de fevereiro

31/01/2018

Aulas da rede municipal de ensino iniciam no dia 05 de fevereiro

Terão início no dia 05 de fevereiro as aulas da rede municipal de ensino de Itarana. Até o momento, a rede municipal já conta com 802 alunos matriculados. Para os professores e pedagogos o ano letivo terá início mais cedo, com a formação continuada que acontece nos dias 01 e 02, para o planejamento do início das aulas.

O ano letivo 2018 da rede municipal conta com novidades. Com a otimização das redes de ensino proporcionada pela assinatura do Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), o município integrará à sua rede os alunos do 1º ao 5º ano das Escolas de Bela Veneza, Barra Encoberta, Matutina, Santo Antônio do Sossego e Baixo Sossego Rizzi, alunos que até o ano de 2017 eram atendidos pela rede estadual de ensino.

“Atendendo estes alunos o município dá mais um passo para cumprir com o que prevê a legislação, que é clara quanto à obrigatoriedade do município em atender os alunos da educação infantil e ensino fundamental, séries iniciais”, explicou a secretária municipal de Educação de Itarana, Marcileide Stuhr.

Pensando na valorização do contexto social dos alunos residentes em comunidades do campo, o município reabrirá a escola Fazenda Franz Stuhr, que pertencia ao estado e estava desativada em 2017. A escola atenderá alunos do Ensino Fundamental, séries iniciais, e alunos da Educação Infantil.

“Com a reabertura da escola na comunidade os alunos terão os saberes e fazeres do campo respeitados e valorizados, podendo encontrar na escola um espaço que represente a sua identidade, além de diminuírem o seu tempo dentro do transporte escolar, pois a distância de suas casas até a escola será muito menor”, ressaltou Marcileide.

Pensando ainda na valorização das comunidades campesinas, será inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil Terezinha Custódio Lelis Delai, localizada na Comunidade de Limoeiro de Santo Antônio, atendendo alunos de 4 e 5 anos. A escola já teve seu nome devidamente aprovado pela Câmara Municipal dos Vereadores e pelo Conselho Estadual de Educação.

Outra novidade se refere ao material didático padronizado para as turmas do 1º ano do ensino fundamental. O material é destinado a cada aluno, sendo distribuído gratuitamente pelo estado a todos os municípios que já efetuaram a assinatura do Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

O material já se encontra na Secretaria Municipal de Educação, e será enviado às escolas com o início do ano letivo. Com o intuito de garantir a qualidade dos resultados esperados com o uso deste material pedagógico, os professores receberão capacitação oferecida pela Secretaria de Estado da Educação.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter