Home >> Notícias >> Alunos participam de ações educativas em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo

Alunos participam de ações educativas em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo

18/08/2014

Alunos participam de ações educativas em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) com apoio da Prefeitura Municipal de Itarana promoveu na semana passada palestras com alunos das escolas municipais em alusão ao Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado no dia 18 de agosto.

 A ação buscou conscientizar os estudantes para a necessidade de descartar adequadamente as embalagens de defensivos utilizados no campo, evitando a poluição do meio ambiente. Antes das palestras, que aconteceram no auditório da Escola Luiza Grimaldi no dia 13, os alunos visitaram o Posto de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Itarana.

Como os defensivos são altamente poluentes e tóxicos, as embalagens devem receber um destino adequado: Após o uso dos produtos o trabalhador rural deve devolver as embalagens ao local onde foram adquiridas. O comércio, por sua vez, encaminha o material para a Central de Recebimento de Embalagens, onde é realizada a triagem. Após esse processo as embalagens são destinadas para uma unidade recicladora diferenciada, para serem reaproveitadas.

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000.


Fotos relacionadas:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter