Home >> Notícias >> Alerta à população de Itarana: Emergência em saúde pública

Alerta à população de Itarana: Emergência em saúde pública

04/12/2015

Alerta à população de Itarana: Emergência em saúde pública

A Secretaria Municipal de Saúde de Itarana, por orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo convoca a toda a população para o combate incansável e urgente ao mosquito transmissor da dengue, febre do chikungunya e zika vírus, após a recente confirmação da relação entre os casos de microcefalia e outras deformações fetais e óbito de dois pacientes no brasil com confirmação de zika vírus.

Segundo o secretário Estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, o país está vivendo uma emergência em saúde. “Essa é uma situação fora do normal. A última vez em que o Brasil decretou estado de emergência em saúde foi em 1917, quando enfrentava a gripe espanhola.”

A secretaria Municipal de Saúde de Itarana convocou autoridades municipais para uma reunião de urgência, realizada nesta sexta-feira (04), para alinhar ações de combate ao mosquito. No dia 08 de dezembro, terça-feira, às 19 horas, será realizada no Ginásio de Esportes, uma reunião com a população, já que 72,00% dos focos do mosquito estão dentro dos lares.

A população precisa estar alerta ao fato de que a principal arma é o combate ao mosquito! É necessária uma intensificação no combate com nunca antes no brasil. As denúncias de focos do mosquito podem ser feitas através do telefone: (27) 3720-0169 – falar com o setor de vigilância e controle de endemias.

Principais criadouros de mosquitos:

- Vasos de plantas e pratinhos que ficam sob os vasos para recolher água;

- Depósitos descobertos de água para consumo humano (tanto depósitos elevados quanto no nível do solo);

- Pneus;

- Câmaras de ar;

- Entulhos e sucatas deixados à ceu aberto;

- Calhas, ralos floreiras, vasos sanitários em desuso;

- Bromélias, ocos de árvores, buracos em rochas.

- Escolha um dia fixo na semana para vistoriar sua casa e quintal, já que o ciclo evolutivo do mosquito dura de 5 a 7 dias!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter