Home >> Notícias >> Passeio Público na sede será revitalizado e arborizado pela Prefeitura

Passeio Público na sede será revitalizado e arborizado pela Prefeitura

12/07/2019

 Passeio Público na sede será revitalizado e arborizado pela Prefeitura

Tiveram início nesta segunda-feira, dia 08 de julho, as obras de Revitalização e Arborização do Passeio Público que contorna o prédio do “antigo Grupo” e da Biblioteca Pública, na sede. O “calçadão” receberá uma nova pavimentação, devidamente regularizada e nivelada, com blocos de concreto intertravados, tipo pavi-s, além da conservação de uma área com os antigos blocos da década de 70.

Além disso, o novo calçamento terá rampas de acesso e pisos apropriados para a acessibilidade e dois parklets para área de vivência. Os parklets são estruturas construídas a fim de criar espaços de lazer e convívio (veja detalhes nas imagens).

Árvores

Todas as árvores antigas serão retiradas para que sejam plantadas novas árvores próprias para calçada. Ao longo do tempo, as raízes das árvores atuais ficaram agressivas e estão desnivelando e quebrando a calçada, ocasionando acidentes, principalmente com idosos e crianças.

Para evitar que esses problemas e acidentes continuem acontecendo será realizada a substituição da árvore atual da espécie Oiti (Licaniatomentosa) por novas árvores com raízes apropriadas para um calçamento público.

A espécie escolhida para arborizar o Passeio Público é a Aroeira Salsa (Schinus molle). É uma linda e delicada árvore brasileira, muito ornamental. Suas raízes não são agressivas, possui ramos pendentes e é ótima opção para arborização urbana, inclusive em calçadas.

Vale lembrar que na área do Passeio Público já está em andamento a construção de um playground para as crianças, além da reforma do prédio do “antigo Grupo”.

Esses investimentos, realizados pela Prefeitura Municipal, vão oferecer a nossa população uma nova área de lazer e convivência em nossa cidade, que poderá ser utilizada por todas as idades.

Sabe o que é ainda melhor? Isso será possível através da revitalização e recuperação de um espaço muito importante para a memória de todos nós itaranenses, garantindo que a nossa história, mesmo que modificada pelo tempo, seja preservada e repassada para as gerações futuras!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter