Home >> Notícias >> 21 de setembro: Dia Mundial da Doença de Alzheimer

21 de setembro: Dia Mundial da Doença de Alzheimer

19/09/2014

 21 de setembro: Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Em 21 de setembro celebra-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Confira no vídeo a campanha “Eu não esqueço”, promovida pela Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).

No Espírito Santo, a ABRAz está localizada em Vila Velha e oferece apoio gratuito a pacientes, familiares e cuidadores. Contato ABRAz: 0800 551960


O que é Alzheimer?

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”.

A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

Seu nome oficial refere-se ao médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença, em 1906. Ele estudou e publicou o caso da sua paciente Auguste Deter, uma mulher saudável que, aos 51 anos, desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem (com dificuldade para compreender e se expressar), tornando-se incapaz de cuidar de si. Após o falecimento de Auguste, aos 55 anos, o Dr. Alzheimer examinou seu cérebro e descreveu as alterações que hoje são conhecidas como características da doença. 
Fonte: www.abraz.org.br

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter